22 de novembro de 2011 00:00

Casal vai incentivar clientes a reciclar o óleo de cozinha

Produto poderá ser levado às lojas de atendimento ao cliente da Companhia

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) vai estimular seus clientes a reciclar o óleo doméstico resultante do preparo de frituras. Eles poderão recolher o produto em garrafas pets e levá-lo até às lojas de atendimento ao cliente da Companhia, nos bairros do Benedito Bentes, Farol e Centro. A fatura mensal dos clientes em Maceió virá com um folder explicativo do projeto.

A iniciativa faz parte do Projeto Coleta Óleo, lançado nesta terça-feira (22), e é uma das ações do Programa do Biodiesel do Estado de Alagoas (Probiodiesel). O projeto tem o objetivo de contribuir para a preservação do meio ambiente, reduzindo a quantidade de óleos residuais de fritura que são descartados de forma inadequada, bem como promover a geração de renda para cooperativas da capital, que vão receber esse produto e negociar com uma indústria do setor químico.

“Quando despejado no ralo das pias, no lixo ou no solo, o óleo polui as lagoas, os rios, o mar e o lençol freático. Além disso, atrai pragas urbanas, pode entupir e danificar o encanamento do imóvel e assim causar grandes prejuízos. Se jogado no solo, este fica impermeabilizado, impedindo que a água se infiltre, agravando o problema das enchentes”, explicou a assistente social Vivianne Barbosa, da Casal. Além dela, a supervisora de Controle Ambiental da Casal, Valeska Cavalcante, também participou do lançamento do projeto.

As cooperativas que poderão receber o óleo reciclado são Cooplum, Coopvila, Cooprel e Ampita. O produto será vendido para a empresa Pratense Química a R$ 0,25 cada litro. Depois, será beneficiado para transformar-se em biodiesel.

O Projeto Coleta Óleo é de iniciativa da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em parceria com a Casal, o Sebrae, o Instituto do Meio Ambiente (IMA), as Secretarias de Estado da Educação e do Esporte (SEE), do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), do Trabalho, Emprego e Renda (SETER), bem como do Lions Club e de outras entidades.

22 de novembro de 2011 00:00