25 de abril de 2011 00:00

Casal conserta aqueduto e religa Sistema Catolé-Cardoso

Fornecimento de água às áreas desabastecidas começa a ser restabelecido

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) concluiu na noite passada o conserto do aqueduto Catolé-Cardoso e religou o sistema às primeiras horas da manhã desta quinta-feira (21). A estação do Cardoso, situada em Bebedouro, já começou a receber água da barragem do Catolé, iniciando o processo de tratamento e distribuição para as áreas afetadas pelo desabastecimento em decorrência do rompimento do aqueduto causado pelo deslizamento de terra.  Essa ocorrência aconteceu na última quarta-feira. Desde então, os trabalhos de recuperação não pararam até que fossem concluídos.

Com o restabelecimento do Sistema Catolé-Cardoso, várias áreas de Maceió (cerca de 20% da cidade) caminham para a regularização do abastecimento de água – são os casos de Chã de Bebedouro, Bebedouro, Centro, Levada, Prado, Ponta Grossa, Trapiche da Barra, Vergel do Lago, Pontal da Barra e áreas próximas à orla lagunar.

Durante esta quinta-feira, essas regiões ficam com o abastecimento em recuperação, o que significa dizer que a água vai ganhando pressão aos poucos, até percorrer toda a rede de distribuição, o que somente deve ocorrer nesta sexta-feira (22), motivo pelo qual a Casal agradece pela paciência e pede a compreensão dos moradores das áreas desabastecidas.

No Jacintinho e no Feitosa, o abastecimento será restabelecido ainda nesta quinta-feira. O trabalho de recuperação das adutoras, que romperam devido a queda de barreiras, já está em fase final. Até amanhã toda a região terá o fornecimento de água regularizado.

Na região do Tabuleiro, foi restabelecido o abastecimento aos conjuntos Eustáquio Gomes, Duvile, Santa Maria, Esplanada e São Caetano. A Casal repôs os cabos elétricos roubados dos poços e normalizou o fornecimento de água a essas áreas. Com relação ao conjunto Santos Dumont, onde o poço também foi paralisado devido ao roubo de cabos elétricos, mas que já estava em operação, novamente teve o funcionamento interrompido porque os ladrões voltaram a atacar no início da noite de ontem. A Casal já está repondo pela segunda vez os cabos elétricos e a previsão é de que o abastecimento seja restabelecido ainda nesta quinta-feira.

Para conter essa onda de crimes, a Casal contratou uma empresa especializada para dar proteção aos poços. A vigilância começou nesta quinta-feira (21).

A Casal informa ainda que há problemas no abastecimento ao conjunto Osman Loureiro (Clima Bom), onde um dos poços perdeu vazão, ao loteamentos Palmar (Rio Novo) e ao conjunto Moacir Andrade (Benedito Bentes). Estes últimos locais tiveram problema em função da queda de energia, que afetou o sistema de bombeamento. A companhia trabalha para restabelecer o fornecimento de água ainda hoje. Com relação ao Moacir Andrade, a empresa está estudando alternativas para resolver o problema o mais rapidamente possível.

25 de abril de 2011 00:00