4 de julho de 2011 00:00

Casal leva à zona rural nova tecnologia de combate às perdas

Experiência está sendo desenvolvida no município de Santana do Ipanema

Nova tecnologia já vem sendo utilizada na capital e contribuído para reduzir perdas

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), empresa vinculada à Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), está levando à zona rural de Alagoas um programa inovador de combate e redução perdas, que já é utilizado, com sucesso, na capital Maceió. Esse programa utiliza, entre outras tecnologias, a que controla a distribuição de água através de macromedidores, que são grandes equipamentos por onde passa a água que é distribuída à população usuária, ou seja, aos clientes da Companhia. Com a medição do que é disponibilizado e do que é consumido, pode-se dimensionar e controlar as perdas, direcionando investimentos e melhorias no abastecimento de água.
A primeira experiência dessa tecnologia em área rural está sendo realizada em Santana do Ipanema, que faz parte da Unidade de Negócio Bacia Leiteira. Nos sítios Serrote Severiano e Poço da Pedra, desse município, foram instalados macromedidores – um em cada local – para controlar a distribuição de água, uma vez que, nessa região, há grande perda de água em decorrência de vazamentos, desvios e outras ocorrências que comprometem o abastecimento.
O trabalho está sendo realizado com base num projeto-piloto de redução de perdas na zona rural da Bacia Leiteira, de iniciativa do funcionário Erickson Aquino Dantas, da Casal. Em seu projeto, ele afirma que “o sistema de abastecimento na zona rural dos municípios que compõem o sistema coletivo da Unidade de Negócio da Bacia Leiteira apresenta, em algumas localidades, perdas de água que chegam a 3 mil litros/ligação/dia”.
Com o geoprocessamento do sistema de abastecimento rural, a setorização e controle das pressões ao longo da rede, a padronização das ligações e das redes de distribuição, o recadastramento comercial e sistematização na fiscalização, as perdas serão reduzidas para  um patamar inferior a 500 litros/ligação/dia, de acordo com o projeto.
Embora haja perda física grande – acrescenta -, vale registrar que existe uma considerável perda aparente, que corresponde aos volumes não faturados, ou seja, a água que é aconsumida pelo usuário e não faurada. Isso ocorre porque a maioria das redes de distribuição está subdimensionada e fora dos padrões da Casal, passando por terrenos particulares, por trás de residências rurais próximas a açudes e barragens, facilitando as fraudes e prejudicando o abasteciumento da comunidade. Com a execução do projeto de redução de perdas, as fraudes serão reduzidas, bem como os vazamentos e outros problemas que prejudicam o abastecimento.

4 de julho de 2011 00:00