1 de agosto de 2017 00:00

Casal elabora projeto para melhorar abastecimento do Jacintinho

Trabalhos vão ampliar a oferta de água e garantir mais qualidade ao líquido

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) reuniu, nesta terça-feira (1º), gestores e engenheiros da empresa, bem como técnicos da área operacional, para discutir a melhoria do abastecimento do Jacintinho.

Durante o encontro, os engenheiros apresentaram um panorama da situação de abastecimento do bairro e suas principais dificuldades: redução da vazão devido à desativação de poços e o gradativo aumento do teor de substâncias nas águas subterrâneas — captadas pelos poços profundos.

Em seguida, foram apresentados pré-projetos das ações que a Casal deverá tomar para garantir não só a regularidade do fornecimento de água do Jacintinho, como a maior qualidade do líquido ofertado à população.

Entre as ações que a companhia deverá tomar, estão: construção de estação elevatória, poço de sucção e outras instalações. Para reforçar a produção de água para o bairro, a empresa pretende perfurar novos poços tubulares profundos nas proximidades do Sistema Pratagy.

O encontro foi realizado no auditório da Unidade de Negócio Farol, da Casal, e participaram o presidente Clécio Falcão, o vice-presidente de Gestão Operacional, Francisco Beltrão, o superintendente de Negócio da Capital, Roberto Lôbo, o superintendente de Engenharia, Luiz Emanuel, o superintendente técnico, Wallace Padilha, o engenheiro Júlio Cézar Menezes, além do engenheiro civil Abelardo Melo, da empresa Melo Sobrinho Engenharia.

De acordo com Aberlado Melo, além de ser atendido pelo Sistema Pratagy, a produção de poços localizados no próprio bairro é significativa para o abastecimento do Jacintinho. Para enfrentar a elevação do teor de substâncias indesejáveis nas águas subterrâneas, a Casal vai adotar solução simples e eficaz: diluição da água dos poços junto à água oriunda do Sistema Pratagy, que é captada em manancial de superfície.

Reunião ocorreu no auditório da Casal no Farol

1 de agosto de 2017 00:00