Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Casal encerra participação no 33º Congresso da ABES discutindo modelo de concessões em Alagoas

Casal encerra participação no 33º Congresso da ABES discutindo modelo de concessões em Alagoas

Casal encerra participação no 33º Congresso da ABES discutindo modelo de concessões em Alagoas

29 de maio de 2025

Compartilhe:

Luiz Neto representou o estado em painel sobre PPPs e universalização do saneamento

Luiz Neto apresentou o modelo de concessão adotado em Alagoas como uma alternativa eficiente para garantir a sustentabilidade dos contratos, segurança jurídica e proteção ao usuário final. Foto: Ascom Casal

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) encerrou, nessa quarta-feira (28), sua participação no 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) e na Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (FITABES 2025), realizados em Brasília (DF). A presença da Companhia no evento reforçou o protagonismo de Alagoas no setor, especialmente no que diz respeito aos modelos de Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) empregados no Estado.

No último dia do congresso, o diretor-presidente da Casal, Luiz Neto, participou como palestrante do Diálogo Setorial 13, com o tema “As PPPs são uma alternativa para a universalização dos serviços de saneamento ou um paliativo?”.

Durante sua fala, Luiz Neto apresentou o modelo de concessão adotado em Alagoas como uma alternativa eficiente para garantir a sustentabilidade dos contratos, segurança jurídica e proteção ao usuário final.

“Esse modelo permite estruturar soluções com mais clareza, proteger o projeto de variáveis externas e garantir que a população não seja penalizada com aumentos tarifários desnecessários. É uma alternativa eficiente, especialmente em um setor como o saneamento, onde os desafios são grandes e a responsabilidade precisa ser compartilhada”, afirmou o presidente da Casal.

Segundo ele, enquanto as PPPs demandam uma estrutura robusta e comprometida por parte do parceiro público, a concessão aloca riscos de forma adequada para o parceiro privado, preservando o equilíbrio do contrato e a qualidade do serviço prestado.

“Em Alagoas, optamos pelo modelo de concessão justamente porque ele permitia distribuir melhor os riscos entre as partes, preservar a saúde financeira do contrato e, ao mesmo tempo, proteger o cidadão de futuras surpresas na tarifa”, explicou Luiz.

O presidente também destacou o papel do Governo do Estado na continuidade dessa política. “Sob a liderança do governador Paulo Dantas, Alagoas tem dado andamento a esse modelo com responsabilidade e visão de longo prazo, fortalecendo a política de universalização do saneamento em nosso território”, completou.

O painel foi moderado por Álvaro Menezes, diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), e contou com a participação de nomes relevantes do setor, como: Bruno Werneck, sócio da Tauil & Chequer associado à Mayer Brown, Paulo Roberto de Oliveira, presidente da GS Inima Brasil, Daniel Antônio Narzetti, diretor de Regulação Econômico-Financeira e de Mercado da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (ARSESP), e Roberto Muniz, diretor-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A participação da Casal no Congresso da ABES reafirma o papel da Companhia como maior empresa pública de saneamento de Alagoas, atuando na formulação de políticas públicas e no desenvolvimento de projetos que promovem saúde, dignidade e qualidade de vida para a população.

O Congresso da ABES é o principal evento do setor no Brasil, reunindo milhares de profissionais, gestores públicos, pesquisadores e representantes de empresas privadas em torno dos desafios e soluções para o saneamento e o meio ambiente.

Representando a Casal, estiveram presentes no Congresso o vice-presidente Corporativo, Diego Gaia; o vice-presidente de Engenharia, Marcos Fred; a superintendente de Engenharia, Valeska Costa; o superintendente Técnico, Thalles Cabral; a superintendente Financeira e Comercial, Kely Limeira; o superintendente de Eficiência Energética e Operacional, Wolffgang Amadeu; e o assessor de Comunicação, Marketing e Ouvidoria, Thalisson Tenório.

Conteúdos Relacionados