Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Casal capacita profissionais para ampliar oferta de água em Alagoas

Casal capacita profissionais para ampliar oferta de água em Alagoas

Casal capacita profissionais para ampliar oferta de água em Alagoas

14 de novembro de 2025

Compartilhe:

Mais de 80 colaboradores se reuniram para buscar melhorias operacionais no saneamento

80 profissionais do saneamento se reuniram no auditório do Senai para trocar conhecimentos. Foto- Thalisson Tenório Ascom Casal.

A missão de enriquecer o conhecimento de quem trabalha pelo saneamento em Alagoas foi cumprida no Seminário Técnico de Macromedição e Controle de Perdas. Na ocasião, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) reuniu mais de 80 colaboradores, da companhia e de concessionárias parceiras, para trocarem soluções inovadoras e fortalecer o abastecimento do Estado.

Representantes da Verde Alagoas, Conasa Águas do Sertão, BRK e Iguá Alagoas e Sergipe dialogaram no evento. Felipe Gobbo, fundador da EF Engenharia, ministrou uma palestra sobre metodologias e práticas voltadas à verificação e calibração de macromedidores de vazão, equipamentos essenciais para garantir eficiência e precisão na medição do consumo de água.

 

Idealizador do evento, Amadeu Lemos, e diretor-presidente da Casal, Luiz Neto respectivamente. Foto – Thalisson Tenório Ascom Casal.


Já o presidente da Casal, Luiz Neto, destacou a relevância do seminário como um motor para a cooperação entre profissionais e unidades operacionais. “É sempre importante esse tipo de movimento para integrar. Porque aqui, pessoal, está a turma que se movimenta e faz a água chegar onde precisa. A gente depende de pessoas assim, comprometidas com o funcionamento das empresas”, afirmou. 

Conhecimento que promove avanços no abastecimento

A correta operação dos equipamentos de medição gera um impacto positivo para a população. Segundo o idealizador do evento, o superintendente de Eficiência Energética e Operacional, Wolffgang Amadeu: “A medição dá confiança. Conseguimos corrigir um problema com os recursos exatos. Então, a redução de perdas vai muito além da qualidade do equipamento que está instalado. Se sabemos o número preciso, conseguimos atuar de forma mais eficiente no abastecimento e melhorar a oferta de água para a população”

“Fazemos a oferta de água para as concessionárias e precisamos garantir que o volume registrado no macromedidor seja real, nem para mais, nem para menos. Uma medição coerente reflete diretamente na eficiência da operação e na redução de perdas”, explicou Amadeu. Com esse evento no calendário, a previsão é de avanços na oferta de água em Alagoas: mais eficiência e menos perdas.

Com essa iniciativa, a Casal reforça o compromisso com a capacitação técnica, a inovação e a eficiência operacional dos profissionais do saneamento. Isso é  promover a integração entre equipes e fortalecer a cultura de aprimoramento contínuo do serviço prestado em Alagoas.

Conteúdos Relacionados