4 de maio de 2011 00:00

Governador Teotonio Vilela inaugura nova adutora Olho d’Água das Flores-Carneiros

Obra duplica a produção de água e beneficia três municípios da Bacia Leiteira

O governador Teotonio Vilela, o secretário de Estado da Infraestrutura Marco Fereman e o presidente da Casal Álvaro Menezes inauguraram nesta sexta-feira (29) a nova adutora Olho d’Água das Flores-Carneiros, que duplica a produção de água para esta cidade e contempla dois outros municípios da Bacia Leiteira – Senador Rui Palmeira e São José da Tapera (povoado Caboclo) -, beneficiando uma população estimada em 12 mil pessoas.

Na nova adutora, construídaque tem extensão de 12km, diâmetro de 200mm, e na estação elevatória que integra o sistema de abastecimento de Carneiros, o Governo do Estado e a Casal investiram R$ 2,2 milhões. Além dessas obras, também foi inaugurado um reservatório com capacidade de 100 mil litros de água, construído com recursos da Funasa (governo federal). Esta unidade fica situada ao lado do reservatório antigo, que tem a mesma capacidade. Carneiros, portanto, passa a contar com dois reservatórios, além da duplicação da adutora, o que lhe garante uma oferta de 90 mil litros de água por hora, o dobro do que vinha recebendo anteriormente.

O abastecimento da cidade, que ocorria de forma alternada – cinco dias com água e cinco dias sem água – passou a ser feito, ininterruptamente, durante as 24 horas do dia.

Em seu discurso durante a solenidade de inauguração, o governador Teotonio Vilela disse que cumpria um compromisso de gratidão com os sertanejos. Destacou a parceria do Estado com a Prefeitura de Carneiros, bem como os esforços da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), que culminaram com a duplicação da adutora Olho d’Água das Flores-Carneiros. Afirmou, ainda, que estão sendo realizados novos investimentos na Bacia Leiteira, entre os quais a construção de uma estação de tratamento de água, que vai beneficiar Carneiros e outros municípios da região.

Já o secretário Marco Fireman parabenizou o presidente da Casal, Álvaro Menezes, pelas melhorias no sistema de abastecimento da cidade e enfatizou o novo momento que a Companhia está vivendo, com resultados positivos pelo terceiro ano consecutivo.

Álvaro Menezes, por sua vez, agradeceu o apoio do governador Teotonio Vilela e do secretário Marco Fireman à Casal e disse que a empresa está empenhada em realizar novas melhorias no sistema de abastecimento da Bacia Leiteira e de outros sistemas espalhados pelo Estado. Agradeceu, também, ao prefeito de Carneiros, Geraldo Novais, pela parceria com a Casal, congratulou-se com a população carneirense pela duplicação da adutora e salientou que as obras de ampliação do sistema de abastecimento já estão em andamento. “Não temos apenas compromisso, mas obrigação de levar água para todos”, destacou.

O prefeito Geraldo Novais agradeceu ao governador e à Casal pela obra de abastecimento, salientando a parceria do Governo do Estado e da Casal com a Prefeitura do município. Falaram, ainda, durante a solenidade, os deputados Antônio Albuquerque e Inácio de Loyola e o gerente em exercício da Unidade de Negócio da Bacia Leiteira, José Arnaldo. Todos destacaram os investimentos feitos na ampliação do sistema de abastecimento de Carneiros. Além dos discursos, a programação festiva registrou o descerramento da placa de inauguração e a abertura do chuveirão, representando o reforço no abastecimento de água da cidade, pelo governador, secretário de Infraestrutura, presidente da Casal e prefeito de Carneiros.

4 de maio de 2011 00:00