21 de junho de 2011 00:00

Casal adequa estações para facilitar destinação de esgoto

Obra vai facilitar a recepção, o fluxo e o tratamento de esgoto para emissário

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) está realizando um trabalho de adequação da estação elevatória de esgoto da Praça 13 de Maio, no Poço, com a estação do Salgadinho, que fica próxima à praia da Avenida, de modo a facilitar a recepção, o fluxo e a destinação de esgotos ao emissário submarino de Maceió, situado na praia do Sobral. Para realizar essa obra, a empresa está substituindo duas tubulações de ferro fundido, com extensão de 60m e diâmetro de 400mm cada, por outra de concreto armado com diâmetro de 1.200mm, na Av. Dr. Humberto Mendes (Poço).
Essa substituição vai dar condições a que se coloque em operação mais uma bomba na estação elevatória da Praça 13 de Maio em período de maior fluxo de esgoto. Além disso, se evitará o refluxo de esgoto que provoca transbordamento nos poços de visita (PVs), conforme explicou o gerente de macrocoleta e tratamento de esgoto, Antônio Santana. Ele acrescentou que a obra também vai ajudar na recepção de contribuições decorrentes das instalações de esgotamento sanitário implantadas na bacia da Pajuçara – Jaraguá a Jacarecica – com recursos do PAC.
Nos serviços de adequação, que deverão beneficiar uma população estimada em 200 mil habitantes, a Casal está investindo R$ 200 mil com recursos próprios. O trabalho, que começou no dia 6 último, deverá ser concluído até o final deste mês.

21 de junho de 2011 00:00