22 de junho de 2011 00:00

Casal implanta novo sistema de tratamento de água no Tabuleiro

Unidade de flocodecantação auxilia no processo de retirada de partículas sólidas

Flocodecantador: água com mais qualidade

O problema que impedia o tratamento da água e inviabilizava a distribuição em período chuvoso, situação que provocava reclamações dos moradores do Tabuleiro do Pinto e do complexo habitacional Brasil Novo, foi resolvido pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) com a construção de um sistema complementar de tratamento. Foi instalado um flocodecantador que auxilia no processo de retirada de partículas sólidas dispersas na água e causadora de turbidez excessiva, que prejudicava o tratamento.
O novo sistema, onde a Casal investiu R$ 60 mil com recursos próprios, está localizado na estação de tratamento de água (ETA) do Tabuleiro do Pinto e beneficia uma população estimada em 35 mil pessoas que habitam os sete mil imóveis  desse bairro e do complexo Brasil Novo, na fronteira de Maceió com Rio Largo.
A instalação do sistema, que já está em funcionamento, durou 30 dias, conforme revelou o gerente da Unidade de Negócio Leste, da Casal, Eduardo Henrique. Ele disse que o manancial onde a água é captada está passando por um processo de recuperação. Explicou que a prefeitura de Rio Largo, onde se situa a captação, já está fazendo o serviço de drenagem das águas pluviais que prejudicam o manancial de água bruta.
A recuperação do manancial vai proporcionar maior segurança ao funcionamento da unidade de flocodecantação, uma vez que a água proveniente dele será captada em melhores condições, ou seja, sem excesso de partículas sólidas.

22 de junho de 2011 00:00