17 de junho de 2011 00:00

Casal presta contas e ouve a comunidade do Benedito Bentes

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) apresentou, na noite dessa quinta-feira (16), às comunidades do complexo habitacional Benedito Bentes, os resultados dos investimentos em obras e ações realizadas pela empresa nessa localidade. O encontro contou com a participação do vice-presidente de Gestão Operacional, Pedro Gilberto, e de técnicos e gestores da Companhia, sob a coordenação da assistente social Vivianne Barbosa, responsável pelo Programa de Relações Institucionais da Casal.
No balanço de ações consta que o abastecimento, que era interrompido à noite – das 19h às 6h do dia seguinte -, para enchimento dos reservatórios, passou a ser feito dia e noite, ininterruptamente. Para isto, foram instalados Distritos de Medição e Controle (DMCs) e Válvulas Reguladoras de Pressão (VRPs), para controlar a entrada de água, bem como as pressões, de modo a equalizar (otimizar) a distribuição, evitando estouramento da rede e intermitência no abastecimento.
Esse trabalho faz parte do Programa de Redução de Perdas, implantado pela Casal em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), onde estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 20 milhões. Desde o início do ano passado, quando o sistema começou a ser implantado, já foram instalados 26 DMCs, sendo cinco no complexo Benedito Bentes, seis no Farol e 15 na orla da Pajuçara. Com esse sistema, a Casal sabe quanto é distribuído de água e quanto é consumido, isto é, quantifica o volume disponibilizado (VD) e o volume utilizado (VU); a diferença entre essas duas medições é que são consideradas perdas (reais, aparentes, visíveis e não-visíveis).
Com as ações no Benedito Bentes, aumentou o grau de satisfação da população atendida, fazendo desaparecer as reclamações de falta de água. Na área de esgotos, foi realizada limpeza geral no entorno das lagoas de decantação do conjunto e instadados três aeradores – o quarto entrará em funcionamento nos próximos dias -, o que eliminou o odor desagradável que incomodava os moradores das redondezas.
No rol de realizações figuram também perfuração e reativação de poços, construção de reservatórios, hidrometração, mutirões da tarifa social, reuniões e distribuição de material educativo e institucional para conscientização sobre o uso racional da água e utilização das instalações domiciliares de esgoto, bem como visitas para verificação das condições socioeconômicas de moradores, com vistas a anistia de débitos e cadastramento na tarifa social.
Após o balanço de realizações, feito pela assistente social Vivianne Barbosa, pelo assessor técnico-operacional Jorge Briseno, pela gerente da Unidade de Negócio Benedito Bentes, Maria Aparecida, e pelo gerente de manutenção eletromecânica, Carlos Batista, foi franqueada a palavra aos representantes comunitários, que enalteceram a Casal pelas benfeitorias e fizeram sugestões de melhorias, que foram acatadas. Todos os questionamentos foram respondidos pelo diretor Pedro Gilberto, que agradeceu a todos pela participação nas reuniões promovidas pela empresa e solicitou a colaboração no sentido de ajudar as equipes da Casal, tanto da área operacional quanto comercial e de recursos humanos, a realizar o trabalho de ampliação, melhoria, manutenção e fiscalização desenvolvido pela Companhia.
A reunião de prestação de contas foi realizada na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sistema Pratagy, no conjunto Benedito Bentes II.

Pedro Gilberto faz um resumo das ações da Casal e responde aos questionamentos da comunidade

17 de junho de 2011 00:00