1 de julho de 2011 00:00

Casal vai mostrar em congresso nova tecnologia para combater perdas

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), vai participar da Câmara Temática de Perdas do 26° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que será realizado em setembro (dia 28), em Porto Alegre. A empresa será representada pelo assessor técnico da Vice-Presidência de Gestão Operacional, engenheiro Jorge Briseno.
Nesse evento, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), a Casal vai mostrar o resultado das ações referentes ao contrato de transferência de tecnologia firmado com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Setorização, distritos de medição e controle  (DMC), volume disponibilizado (VD), volume utilizado (VU) e índice de perda por ligação (IPL) são alguns dos assuntos que serão abordados no congresso.
Por meio dessa tecnologia, que também utiliza macromedidores e válvulas reguladoras de pressão, é possível fazer o controle da vazão e da pressão e saber, através de uma Central de Controle de Processos Operacionais, quanto é distribuído de água e quanto é consumido, isto é, quantificar o volume disponibilizado e o volume utilizado, contabilizando as perdas reais, aparentes, visíveis e não-visíveis.
Com esse conhecimento a empresa pode detectar e combater vazamentos, ligações clandestinas e desperdício de água, bem como realizar outras intervenções na rede de distribuição, sem grandes impactos no abastecimento. Além disso, apenas com o controle da vazão e da pressão pode-se melhorar o abastecimento sem aumento da produção de água, a exemplo do que aconteceu no complexo habitacional Benedito Bentes e que está sendo aplicado em outras áreas da cidade de Maceió, com resultados surpreendentes.

1 de julho de 2011 00:00