15 de maio de 2013 00:00

Audiência pública discute Sistema de Esgotamento Sanitário de Santana do Ipanema

O funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Santana do Ipanema, incluindo os aspectos técnicos, os benefícios, os procedimentos que a população deve adotar para se interligar à rede coletora e a sistemática de cobrança da tarifa de esgoto foram os principais assuntos debatidos na audiência pública realizada nesta quarta-feira (15), na Câmara de Vereadores da cidade.

Diretores e técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), bem como técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos  Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) deram à comunidade todas as explicações a respeito do sistema, inclusive das pendências e dos investimentos que ainda serão feitos para ampliar a abrangência e os benefícios do empreendimento.

O SES de Santana do Ipanema foi construído pela Codevasf e entregue à prefeitura, que posteriormente transferiu a operação e a manutenção para  a Casal. Foi implantado em quase toda a cidade e atualmente estão sendo realizados ajustes e melhoramento envolvendo a Casal e a Codevasf. A população da cidade tem 60 dias de prazo para fazer a interligação dos imóveis à rede coletora de esgoto.

Os custos da interligação para os clientes de baixa renda serão bancados pela Codevasf. Os que não estiverem nessa faixa arcarão com os custos desse serviço. A Casal se coloca à disposição da população para ajudar no que for necessário.

Nessa audiência, foram realizadas apresentações do presidente da Casal, Álvaro Menezes, do vice-presidente de Serviços de Engenharia, Osmar Lisboa, do engenheiro sanitarista e supervisor de esgoto da UN Bacia Leiteira, Júlio Cesar, do engenheiro Luíz Neto, da assistente social Viviane Barbosa e dos engenheiros da Codevasf Ricardo André Silva, gerente de Saneamento, e Cláudio Newton Correia.

Depois da audiência, os diretores, gestores e equipe da UN Bacia Leiteira da Casal se reuniram novamente na Câmara de Vereadores, onde foi reforçada a campanha de melhoria da arrecadação.

Audiência Pública sobre Sistema de Esgotamento Sanitário de Santana do Ipanema

15 de maio de 2013 00:00