3 de maio de 2013 00:00

Casal restabelece abastecimento de água de Paulo Jacinto

Companhia conclui e põe em funcionamento adutora implantada em caráter emergencial

Transbordamento deixa barragem com aspecto de catarata

A adutora de transposição de água de Paulo Jacinto, cujas obras foram realizadas emergencialmente para repor o volume de água da barragem do Cavaco, que secou em decorrência da estiagem prolongada, já foi totalmente concluída e posta em funcionamento. Os testes terminaram nesta semana, após ajustes no processo de operação.

Depois de complementar o volume de água da barragem, que transbordou com a contribuição recebida das fontes restabelecidas pelas últimas chuvas, a transposição de água foi interrompida por não haver, no momento, necessidade desse procedimento, conforme revelou o coordenador operacional da Unidade de Negócio Serrana, da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Tiago Diógenes.

“As últimas chuvas recuperaram o nível da barragem, fazendo restabelecer as condições normais de abastecimento, não havendo necessidade, pelo menos por enquanto, de se recorrer ao processo de transposição de água; com esse sistema pronto, há mais segurança no abastecimento, pois ele poderá ser acionado sempre que houver necessidade”, explicou o superintendente de Negócios do Interior, Antônio Fernando.

Além de implantar a adutora, que possui 1.600m de extensão e 200mm de diâmetro, a Casal realizou uma limpeza geral na barragem, aumentando a capacidade de acumulação de água. Nessas obras foram investidos cerca de R$ 700 mil.

Ainda na região Serrana, a Casal concluiu e pôs em funcionamento a adutora de 3.600m de extensão e 100mm de diâmetro, entre a zona urbana e o povoado Santo Antônio, em Palmeira dos Índios. Esta obra reforçou o abastecimento das comunidades residentes nos povoados de Gavião de Cima, Boa Vista do Tomé, Uruçu, Caraibinhas, Craíbas Torta, Sítio do Meio e Cachoeirinha, todos em Palmeira dos Índios, bem como melhorou a oferta de água para Igaci.

Antes das Obras Emergenciais o nível da água estava muito baixo

Após as obras da Casal, o nível foi reestabelecido

3 de maio de 2013 00:00