12 de junho de 2013 00:00

Obras da nova adutora do Agreste avançam em quatro frentes de trabalho

Mais de 3 mil metros de tubos já foram assentados; cronograma deve antecipar fases

Cerca de 3.100 metros de tubos da nova adutora do Agreste já foram assentados até agora. As obas, que ganharam fôlego com o início da implantação de tubos, em abril último, avançam em ritmo acelerado em quatro frentes de trabalho. Ao mesmo tempo, são realizados os serviço de solda e de fabricação e implantação de pilaretes para a ancoragem dos tubos, nos trechos aéreos da adutora.

“Estamos trabalhando para antecipar fases, de modo a que possamos concluir as obras em junho do próximo ano, antes, portanto, do prazo contratual”, afirmou o diretor da CAB Águas do Agreste, Antônio Dallalana, durante apresentação feita nesta terça-feira (11), no escritório de gerenciamento das obras do novo sistema adutor do Agreste, em Girau do Ponciano.

Por sua vez, o presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Álvaro Menezes, que assistiu, como convidado, à apresentação de Dallalana, juntamente com o vice-presidente de Gestão Operacional, Carlos Figueiredo, com o gerente, os coordenadores e chefes de Núceo da Unidade de Negócio Agreste e com o gestor do contrato da PPP, destacou a importância de a Casal trabalhar em parceria com uma empresa de grande porte, como é o caso da CAB.

Menezes reiterou que a PPP é uma solução para a universalização dos serviços de saneamento e voltou a enfatizar o fato de a PPP do Agreste ser a primeira experiência do gênero no Nordeste. Ele também se disse otimista com os resultados da parceria, que tem duração de 30 anos. Além de construir um novo sistema adutor no Agreste, que vai resolver o problemas de falta de água em Arapiraca e nos outros nove municípios integrantes do sistema coletivo da região, a PPP também está incumbida da recuperação e modernização do sistema de São Brás a Arapiraca e a operação e manutenção dos sistemas antigo e novo.

Após a apresentação do diretor da CAB, que fez uma retrospectiva do projeto e do planejamento da obra, bem como se referiu à execução e à evolução dos serviços, foi realizado um debate para esclarecer dúvidas e captar sugestões de aperfeiçoamento das práticas oriundas do desenvolvimento das ações integrantes da parceria.

Diretores, gestores e outros profissionais das duas empresas – Casal e CAB Águas do Agreste – se dispuseram a ampliar o entrosamento, de modo a facilitar o trabalho conjunto e a proporcionar melhorias nos serviços prestados à comunidade agrestina.

Reunião entre equipes da CAB e da Casal, em Girau do Ponciano

12 de junho de 2013 00:00