19 de maio de 2015 00:00

Comissão vai acompanhar complementação de saneamento em Santana do Ipanema

Decisão foi tomada em audiência pública realizada na Câmara de Vereadores do município

Uma comissão formada por representantes da Câmara de Vereadores e da Prefeitura de Santana do Ipanema vai acompanhar a execução das pendências existentes no sistema de esgotamento sanitário do municípío. Esta iniciativa foi tomada na audiência pública da última sexta-feira (15), na Câmara Municipal de Santana do Ipanema. A comissão, constituída por iniciativa do deputado federal Givaldo Carimbão, que participou da audiência juntamente com o deputado estadual Givaldo Carimbão Júnior, foi formalizada ainda durante a reunião pelo chefe do Legislativo municipal, Genildo Bezerra “Papa Tudo”, que a presidiu.
O sistema de esgotamento sanitário de Santanas do Ipanema possui várias inconsistências que impedem a plena operação por parte da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), que recebeu a obra da Prefeiitura com condicionantes. A construção, sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), demandou recursos da ordem de R$ 19 milhões, oriundos do governo federal, e foi executada pela construtora Sucesso.
A audiência realizada no dia 15 foi convocada para que a comunidade discutisse com os responsáveis pelo projeto, execução da obra e operação do sistema as responsabilidades pelas soluções dos problemas. Os representantes da Codevasf, da Casal, da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e da comunidade participaram dos debates, concluindo-se pela criação da comissão de acompanhamento.
Nesta segunda-feira (18), membros dessa comissão  – vereadores José Vaz, Heleno Vieira da Paixão, Mário Siqueira Silva e Dora –  e mais os deputados Carimbão e Carimbão Júnior, o prefeito Mário Silva e auxiliares, bem como o presidente da Câmara de Vereadores, Genildo Bezerra “Papa Tudo”, estiveram na Casal, sendo recebidos pelo presidente Clécio Falcão e pelo vice-presidente de Gestão Operacional, Francisco Beltrão.
Nesse encontro, foram discutidas alternativas para suprir as pendências do sistema de esgoto. Tanto na audiência pública quanto nessa reunião de Maceió, a Casal apresentou as inconsistências do sistema, elecando 33 pendências com a respectiva planilha de custos. Nova reunião deverá ser realizada no dia 29 de maio, em Santana do Ipanema, para evoluir as providências visando sanar as pendências.

Vice-presidente Francisco Beltrão representa a Casal na audiência pública de Santana do Ipanema

Membros da comissão de acompanhamento reúnem-se com gestores da Casal

19 de maio de 2015 00:00