19 de outubro de 2015 00:00

Casal vai contratar empresa para retirar vazamentos em Arapiraca

Companhia também incrementará o abastecimento com reforço do anel da AL-220

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) vai contratar, em caráter emergencial,      uma empresa especializada para retirar vazamentos na rede de distribuição de água de Arapiraca. O processo já está em tramitação e a previsão da Companhia é de que nos próximos 30 dias a nova empresa comece a atuar. A revelação foi feita pelo presidente da Casal, Clécio Falcão, durante reunião de trabalho realizada no último dia 14, na Câmara Municipal de Arapiraca, para discutir e buscar alternativas para os problemas de abastecimento do município.
Na oportunidade, Clécio Falcão também anunciou, como medidas de curto prazo, o reforço do anel da adutora que passa pela AL-220, a  implantação de mil metros de tubulação de 300mm de diâmetro para permitir o aumento de vazão e, consequentemente, melhorar o abastecimento de água da parte alta da cidade (essa tubulação vai operar simultaneamente com a tubulação existente, que possui diâmetro de 150mm) e a troca de 180m de adutora  de 100mm, que passará para 150mm, a fim de melhorar o abastecimento de Coité do Nóia.
Como providências de médio prazo, o presidente da Casal citou a licitação de uma empresa que será remunerada com acréscimo de arrecadação (contrato de performance ou por resultado) e que atuará nas 10 maiores cidades do Estado, exceto a capital, na execução de serviços como ampliação e substituição de redes de distribuição de água, readequação de ramais prediais, implantação e substituição de hidrômetros, entre outros.
Clécio Falcão explicou que esses serviços podem ser feitos pela CAB Águas do Agreste, empresa parceira da Casal, caso aceite a proposta da companhia. “Essa proposta já foi feita e estamos aguardando resposta”, afirmou o gestor, acrescentando que, se tal iniciativa não for aceita, será realizada licitação para contratação de outra empresa, o que deverá ocorrer até o final de dezembro próximo. A pretensão da Casal, de acordo com Clécio Falcão, é começar janeiro com a contratação dessa nova empresa.
Além dessas providências da Casal, outras ações envolvendo a Companhia e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) foram discutidas na reunião da Câmara de Vereadores de Arapiraca, que contou com a participação do secretário Alexandre Ayres, da prefeita Célia Rocha, do vice-prefeito Yale Fernandes e do secretário municipal de Obras, Valdeir Galindo, além de vereadores e do gerente da Casal no Agreste, Tácito Marques. Novo encontro foi marcado para fevereiro, quando será feita uma avaliação das ações desenvolvidas pela Semarh e pela Casal, dentro do que foi discutido e estabelecido na reunião do dia 14 de outubro corrente.

Presidente Clécio Falcão anuncia ações para beneficiar Arapiraca

Secretário Alexandre Ayres hipoteca apoio da Secretaria do Meio Ambiente dos Recursos Hídricos

19 de outubro de 2015 00:00