16 de dezembro de 2015 00:00

Redução do nível de barragem afeta abastecimento de água do Tabuleiro

Estiagem e aumento do consumo reduziram nível do manancial do Sistema Aviação

O aumento do consumo de água e a falta de chuvas têm comprometido o nível da barragem do Sistema Aviação, responsável por abastecer o Tabuleiro dos Martins, o Clima Bom e adjacências. Essa situação acaba por prejudicar localidades situadas no trecho final desse sistema de abastecimento. É o caso dos loteamentos Fernandez e Esplanada, dos conjuntos Santa Maria e Eustáquio Gomes, do Residencial Medeiros Neto, bem como da rua da Floresta e adjacências.
Segundo o supervisor eletromecânico Luciano Silva, da Unidade de Negócio Benedito Bentes, da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), até 2011 o transbordo da barragem do rio Catolé alimentava a barragem do riacho Aviação. Esse fenômeno deixou de ocorrer devido, sobretudo, aos baixos índices pluviométricos verificados nos anos seguintes.
Já de acordo com o supervisor de Controle Operacional, José Reinaldo da Silva, é preciso que os clientes da Companhia evitem o desperdício de água, a fim de garantir a regularidade do abastecimento. Verificar se há vazamento em torneiras e usar vassoura para limpar as calçadas são, segundo Reinaldo, práticas indicadas para a economizar o líquido.

16 de dezembro de 2015 00:00