7 de março de 2016 00:00

Aesbe inicia relações com empresa mexicana

Iniciativa tem por objetivo impulsionar universalização dos serviços de saneamento

O presidente da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe), Roberto Tavares, reuniu-se na sede da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) com um grupo de executivos da empresa Sistema de Aguas de la Ciudad de México (SACMEX).

A comitiva mexicana foi à Sabesp para obter informações sobre o funcionamento do setor de saneamento brasileiro, além de conhecer as ações de combate às perdas de água lançadas pela Sabesp que fizeram o índice de vazamentos da companhia na Região Metropolitana de São Paulo chegar a 17,6%, comparável ao de países europeus como Itália e França.

No encontro, realizado na última quinta-feira (3), Roberto Tavares expôs o panorama do setor aos presentes e aproveitou para apresentar a agenda propositiva da Aesbe que tem como objetivo impulsionar a universalização dos serviços de saneamento no país.

Por sua vez, o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, anfitrião do encontro, relatou a experiência da empresa na gestão de perdas e destacou as iniciativas voltadas à mitigação desse problema. Kelman falou sobre a ação realizada na comunidade Pegasus, na cidade de Embu das Artes (SP), onde os 1.141 imóveis foram ligados à rede de água entre novembro de 2015 e janeiro passado. Nesse período, a Sabesp conseguiu evitar que 17 milhões de litros de água potável se transformassem em perdas.

A reunião realizada na Sabesp foi promovido pelo Banco Mundial (Bird) com a finalidade de estimular a troca das melhores experiências desenvolvidas entre os países da América Latina e Caribe. (Luciana Melo Costa, da Assessoria de Comunicação da Aesbe)

7 de março de 2016 00:00