Reunião contou com o prefeito do município, técnicos e gestores da Companhia
Técnicos e gestores da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) apresentaram ao prefeito Luiz Eustáquio Silveira Moreira Filho os projetos para melhoria do abastecimento de água do município de Capela, em reunião nesta segunda-feira (4), na sede da companhia, em Maceió.
O sistema será ampliado em caráter emergencial, com recursos da própria companhia, tendo em vista as atuais dificuldades de abastecimento da população. Para isso, a Casal está finalizando dois projetos, um de curto prazo e outro de longo prazo.
O primeiro deles – 60 a 90 dias – será executado com recursos da ordem de R$ 1 milhão e inclui a aquisição e instalação de três flocodecantadores e um filtro, que vão reforçar a estrutura da estação de tratamento de água (ETA) do município, que possui estrutura compacta.
O segundo projeto refere-se à construção de uma nova ETA, no modelo convencional, que é a solução definitiva. Neste caso, as obras são demoradas – mais de 12 meses para serem concluídas. Pelos cálculos dos técnicos da Casal, esse modelo custará aproximadamente R$ 3,5 milhões.
De acordo com a empresa, a estação compacta não inviabiliza a construção da estação convencional. A viabilização dos recursos para o modelo convencional depende de reforço no capital da empresa, mas poderão surgir outras fontes, inclusive da Prefeitura de Capela. O prefeito demonstrou interesse em unir forças para conseguir os recursos.