
Álvaro Menezes diz que esforços se concentram nas medidas para melhorar o abastecimento de Arapiraca
Diretores e técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e da CAB Águas do Agreste fizeram, nessa quarta-feira (16), um balanço das ações e obras relacionadas à Parceria Público-Privada (PPP) do Agreste, responsável pela construção e operação do novo sistema adutor da região e operação e manutenção do atual sistema coletivo do Agreste.
Na reunião realizada no auditório do escritório-sede da Unidade de Negócio Agreste, da Casal, em Arapiraca, foram feitas apresentações técnicas das duas partes (Casal e CAB), mostrando o passo-a-passo do trabalho realizado em parceria, que inclui ações comerciais, operacionais e administrativas.
“Nossos esforços se concentram nas melhorias operacionais visando oferecer mais água, em curto prazo, para os municípios abastecidos pelo sistema coletivo do Agreste, principalmente Arapiraca, bem como nas obras de implantação do novo sistema adutor da região, que representa a solução definitiva para os problemas de desabastecimento de água”, afirmou o presidente da Casal, Álvaro Menezes, durante a reunião.
Como medidas de curto prazo, Menezes citou o ajuste no rodízio de abastecimento, a operação-surpresa de fiscalização nas ligações rurais conectadas à adutora do Agreste e a construção de um “by pass” no Morro do Gaia, em São Brás, onde se encontra a captação da adutora do Agreste. Esses instrumentos vão aumentar o volume e a pressão da água na adutora, beneficiando as cidades por ela abastecidas.
Sobre o novo sistema adutor, o presidente da Casal disse que o cronograma de obras prevê a conclusão do empreendimento em meados de 2014. Esse sistema, que resolverá o problema de falta de água em Arapiraca, vai produzir 1.500m³ de água por hora, sendo 1.000m³/h para Arapiraca e 500m³/h para a Mineração Vale Verde. Além disso, segundo Menezes, as melhorias nas adutoras existentes vão proporcionar mais água também para os outros nove municípios integrantes do sistema coletivo do Agreste.
ENTREVISTA – O presidente da Casal aproveitou a visita a Arapiraca para conceder entrevista aos meios de comunicação sobre a situação do abastecimento, as perspectivas de melhoria a curto prazo e a PPP do Agreste, responsável pela construção do novo sistema adutor da região.
Na entrevista que concedeu ao radialista Jairo Campos, no programa Show da Cidade, da Rádio Novo Nordeste, Álvaro Menezes disse que estão sendo adotadas medidas emergenciais, de médio e de longo prazos para resolver os problemas de abastecimento de Arapiraca e dos demais municípios abastecidos pelo sistema coletivo do Agreste. Ele respondeu aos questionamentos dos ouvintes, tirou dúvidas e se colocou à disposição para novas entrevistas.