Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Casal reequipa laboratório de análise de esgoto em Maceió

Casal reequipa laboratório de análise de esgoto em Maceió

Casal reequipa laboratório de análise de esgoto em Maceió

21 de março de 2018

Compartilhe:

Técnicos realizam duas coletas por semana em até quatro locais diferentes

O laboratório de análise de esgoto que fica na Estação de Tratamento de Água (ETA) Pratagy, em Maceió, recebeu novos equipamentos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).
Um contador de colônias, usado para mensurar a quantidade de bactérias nas amostras, e uma mufla, equipamento usado para aquecimento e secagem, foram transferidos da ETA Caçamba, em Palmeira dos Índios, para Maceió, onde se concentram as atividades de análise de esgoto no laboratório central.
“Técnicos da área estão realizando ajustes e testes antes de colocá-los em atividade, o que deverá ocorrer nas próximas semanas. Com isso, as análises das amostras de esgoto que são feitas rotineiramente pela Casal terão maior riqueza de detalhes”, informou o gerente da Qualidade do Produto da companhia, o engenheiro químico Alfredo Brechó.
Pelo menos duas vezes por semana, técnicos da companhia realizam coletas de esgoto bruto – aquele que chega às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) – e de esgoto já tratado – aquele que sai das ETEs – em até quatro locais diferentes.
Após cinco ou seis dias, os resultados das análises ficam prontos e são enviados para as gerências das Unidades de Negócio e também para a Gerência de Controle Ambiental (Gecam/Sueng) da companhia. De posse desses dados, a Casal toma medidas para adequar as ETEs à legislação e para proteção do meio ambiente.
As amostras são coletadas nas lagoas do Benedito Bentes, nos residenciais do Minha Casa Minha Vida que possuem ETEs operadas pela Casal, no emissário submarino, também em Maceió, e nas ETEs dos municípios do interior que possuem sistema de esgotamento sanitário em operação.

Conteúdos Relacionados