Flagrante ocorreu durante operação conjunta Casal-Eletrobras realizada nesta quinta-feira
O proprietário de um imóvel que vendia água para carros-pipa, apesar de a fonte existente em sua propriedade ser de pequena vazão, foi preso em flagrante, nesta quinta-feira (31), durante a operação conjunta da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e da Eletrobras Distribuição Alagoas, denominada “Gato escaldado”, realizada ao longo da adutora Carangueja, nas zonas rurais de Quebrangulo e Palmeira dos Índios.
No imóvel fiscalizado, Piscina Tavares, situado na zona rural de Palmeira dos Índios, foram detectadas duas irregularidades graves: furtos de água e de energia elétrica. Uma ligação clandestina de água proveniente da adutora foi encontrada no terreno da irmã do proprietário da Piscina Tavares, o sítio Tanque, que fica vizinho. Essa ligação, que estava camuflada com palhas de bananeira, conduzia a água para o estabelecimento, que tinha um registro na Casal, mas como desligado. Também foi descoberta uma ligação de energia elétrica clandestina que, embora estivesse no sítio Tanque, havia registro na Eletrobras em nome do proprietário da Piscina Tavares.
Após a autuação, o infrator foi conduzido num veículo da Polícia Militar até a delegacia de Palmeira dos Índios, onde prestou depoimento, foi indiciado, pagou fiança e foi liberado para responder o processo em liberdade. Além de responder a ação na Justiça, após a conclusão do inquérito policial, ele terá de pagar pesadas multas à Casal e à Eletrobras pela ilegalidade.
Ainda durante a operação, coordenada pela Unidade de Negócio Serrana, da Casal, com apoio da Polícia Militar e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), foram detectadas várias outras irregularidades, como danificação da adutora e violação da caixa de registro que protege a tubulação para provocar vazamento e usar a água para encher açudes. Algumas ventosas (abertura para extrair ar da adutora) também foram encontradas com sinais de violação, resultando em desvio de água para açudes.
As ocorrências foram registradas tanto na zona rural de Palmeira dos Índios quanto na de Quebrangulo, por onde passa a adutora Carangueja, responsável pelo abastecimento dos palmeirenses, juntamente com a adutora Helenildo Ribeiro (Caçamba), cuja captação também fica situada em Quebrangulo. Todos os vazamentos, ligações clandestinas, danos causados por atos de vandalismo e outras irregularidades foram sanadas pelas equipes da Casal, que irão retornar aos mesmos locais posteriormente para acompanhar, “in loco”, a situação de cada caso, conforme garantiu o gerente da Unidade de Negócio Serrana, José Joaquim Oliveira Filho.
Esse tipo de operação-surpresa de fiscalização é realizado periodicamente pela Casal em todas as regiões do Estado. Agora, o trabalho passa a ser executado conjuntamente com a Eletrobras Disribuição Alagoas, como fruto de parceria entre as duas empresas. As ações, realizadas sempre com o suporte da PM, também contam com o apoio da Polícia Civil e do Ministério Público, além de entidades como o Serveal e o Crea, que se encarregam do trabalho de perícia.