O evento reuniu 220 alunos da Escola Estadual Teotônio Vilela
Em virtude do dia 22 de março, que é quando acontece a celebração do Dia Mundial da Água, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), por meio da Gerência de Controle Ambiental (Gecam/Sumaq), deu continuidade à programação deste mês realizando, nessa terça-feira (13), uma palestra educativa sobre o uso racional de água. O evento reuniu 220 alunos [do 5º ao 8º ano] da Escola Estadual Teotônio Vilela, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (CEPA), no bairro do Farol.
“É sempre importante sensibilizar as pessoas quanto ao uso responsável. A Casal fornece essa educação ambiental desde 1998, e a cada ano as escolas estão nos buscando cada vez mais”, conta a assistente social da empresa que ministrou a palestra, Vivianne Martins. Ela também ressaltou que a Companhia faz esse tipo de conscientização durante todo o ano, não só em março.
Os estudantes estão desenvolvendo várias iniciativas para a apresentação na Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que ocorre ainda neste ano. E a realização desse evento é uma das ações que vão ser desenvolvidas através de um projeto piloto, que será feito na escola.
As ideias dos alunos envolvem campanhas de combate ao desperdício e outras como a “adote uma caneca”. A meta deles é ser uma das escolas escolhidas para representar o Estado de Alagoas na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

Cerca de 220 alunos da rede pública foram orientados sobre uso consciente da água
Além dessas atividades, a Casal planeja mensurar a importância desses assuntos abordados checando como ficou o consumo de água do local onde a discussão foi realizada. Por outro lado, a empresa também está programando concursos de cartazes, redações, paródias, dentre outras ações, todos com foco em meio ambiente e uso racional da água.