Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Obra do sistema de abastecimento avança para beneficiar moradores de Inhapi

Obra do sistema de abastecimento avança para beneficiar moradores de Inhapi

Obra do sistema de abastecimento avança para beneficiar moradores de Inhapi

22 de março de 2018

Compartilhe:

Investimento foi feito através de recursos próprios da Casal e do Governo do Estado

 

Para o alívio dos moradores do Sertão alagoano, o abastecimento de água da cidade de Inhapi está prestes a melhorar. Isso porque a obra para a construção do sistema individual do município já avançou bastante, e tem previsão de conclusão para o dia 30 de abril, mas, devido ao fato de estar bem adiantada, existe a possibilidade de término no final de março de 2018.

O serviço contará com a instalação de 12.800 metros de adutora com diâmetro de 220 mm em ferro fundido, estação de captação de água e uma Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta. Para isso, estão sendo investidos R$ 5.824.600,56 em recursos próprios da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e do Governo do Estado.

Até agora já foram instalados 6 mil metros da adutora e dois filtros da ETA, que irá pré-montada até o local onde será construída [ao lado do Canal do Sertão]. A previsão para início da construção da ETA é final da próxima semana, por volta do dia 9 de março. E os trabalhadores aguardam apenas a chegada de duas bombas para instalar a estação de captação de água bruta no Canal do Sertão.

Segundo Ricardo Fabrício Costa, engenheiro da Superintendência de Serviços de Engenharia (Sueng) da Casal e fiscal responsável pela obra, ela foi idealizada para, de acordo com o crescimento demográfico, atender bem às necessidades da população de Inhapi pelos próximos 20 anos.

“Atualmente a cidade recebe água a cada 45 dias, e com o sistema individual eles terão água todos os dias. Esse serviço é muito importante para as pessoas que moram no Sertão, em especial em Inhapi, para o Governo do Estado e para a Companhia”, afirmou Ricardo.

“Essa obra, que está em fase de implantação, é mais um compromisso do governador Renan Filho e que agora está se tornando realidade. Ao retirarmos Inhapi do Sistema Coletivo do Sertão, a partir da construção desse sistema individual, vai sobrar mais água para Mata Grande e Canapi. Por outro lado, estamos recuperando todas as estações elevatórias de água do Sertão, beneficiando Delmiro Gouveia, Olho D’água do Casado, Água Branca, Mata Grande, Canapi, Pariconha e Inhapi”, acrescentou o presidente da Companhia, Clécio Falcão.

A ordem de serviço para início das obras do sistema de abastecimento de Inhapi, foi assinada pelo governador Renan Filho no dia 25 de novembro, durante o Governo Presente no Sertão.

Conteúdos Relacionados