Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Presidente da Casal participa de reunião com secretário Nacional de Saneamento

Presidente da Casal participa de reunião com secretário Nacional de Saneamento

Presidente da Casal participa de reunião com secretário Nacional de Saneamento

22 de março de 2018

Compartilhe:

Presidentes das empresas de saneamento estaduais se reuniram em Brasília para pedir ajuda nas ações de mitigação dos efeitos seca

Ao centro: Secretário Nacional de Saneamento, Osvaldo Garcia


Ascom/Aesbe

Os presidentes das empresas de saneamento dos estados de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, do Ceará, André Facó, de Alagoas, Álvaro Menezes, de Pernambuco, Roberto Tavares e o representante do Maranhão, José Ribamar se reuniram nesta quinta-feira (7), em Brasília (DF), com o secretário nacional de Saneamento, Osvaldo Garcia, com o objetivo de solicitar ajuda do governo federal para a realização de ações direcionadas a mitigação dos efeitos da seca. Além disso, os presidentes apresentaram as situações de maior urgência e pediram ao secretário apoio na obtenção de recursos para as ações de mitigação e prevenção para os estados e municípios atingidos.

De acordo com Osvaldo Garcia, os representantes de cada estado atingidos pela seca serão chamados individualmente com suas equipes técnicas para expor à Secretaria de Saneamento Ambiental suas respectivas situações.

Durante a reunião, os presidentes informaram que a situação nos estados ainda é calamitosa. Segundo eles, as recentes chuvas ocorridas em algumas cidades, como as da Região Metropolitana do Recife e no agreste e sertão alagoano ainda não foram suficientes para encher os reservatórios e os açudes dessas localidades.

A preocupação dos presidentes é a previsão climática para o próximo trimestre. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o prognóstico para os meses de março, abril e maio é que chova no Nordeste o equivalente a 200 mm. A chance dessa previsão se confirmar é de 40%.

Para José Carlos Barbosa, também presidente da Aesbe, o governo tem recursos para atender essas medidas. O problema é a burocracia para colocar esses recursos efetivamente nas obras. Ele ressaltou, ainda, a importância da entidade como interlocutora das Companhias, pois, como representante das 25 empresas estaduais ela deve zelar pelo interesse de suas associadas.

Desoneração do Setor

No início da tarde, o presidente José Carlos Barbosa juntamente com os presidentes André Macêdo Facó, Álvaro Menezes e Roberto Tavares seguiram para o Senado Federal, onde foram recebidos pelo presidente da Casa, o Senador Renan Calheiros (PMDB-AL), para obterem o apoio de parlamentares ao pleito levantado pela entidade de desonerar os tributos de PIS e de COFINS para o setor de saneamento.

Em seguida, os presidentes foram até a Câmara dos Deputados, para uma reunião com a deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO) e com o senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Ambos garantiram apoio à entidade.

Da esquerda para a direita: Walder Suriani, Roberto Tavares, Renan Calheiros, José Carlos Barbosa, João Caldas, Elizabeth Góes, Álvaro Menezes e André Facó

Conteúdos Relacionados