Governador conhecerá área da captação, em Traipu, e visitará canteiro de obras, em Girau do Ponciano
O governador Teotonio Vilela, acompanhado do presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Álvaro Menezes, e de outras autoridades, visitará nesta sexta-feira (16) as obras da nova adutora do Agreste. Além de sobrevoar a área da captação, à margem do rio São Francisco, no município de Traipu, o governador visitará o canteiro de obras (implantação de tubos), em Girau do Ponciano. Estas atividades estão previstas para o período da tarde, uma vez que, pela manhã, Vilela participa de outras atividades em Arapiraca.
As obras da nova adutora do Agreste, que começaram no início deste ano, avançam em quatro frentes de serviço – duas no trabalho de implantação e soldagem de tubos, no município de Girau do Ponciano, uma na execução das obras da captação, à margem do rio São Francisco, em Traipu, e uma na construção do reservatório, que fica na Serra dos Manões, no mesmo município. Em setembro próximo entrarão em ação mais quatro frentes de trabalho, totalizando oito, entre construção da nova adutora e recuperação do sistema de abastecimento de água existente. Até agora foram implantados 8.300 metros de tubos.
A nova adutora do Agreste, com extensão de 57 quilômetros, vai produzir 1.500 metros cúbicos de água por hora (m³/h), sendo 1.000m³/h para Arapiraca e 500m³/h para a Mineração Vale Verde, em Craíbas, devendo beneficiar aproximadamente 400 mil pessoas nos 10 municípios do sistema coletivo da região, além dos setores comercial e industrial. O investimento é de R$ 143 milhões
———–
Nova adutora do Agreste
Extensão: 57km.
Diâmetro: 700mm.
Início da adutora/captação: Rio São Francisco, município de Traipu.
Final da adutora/Estação de Tratamento de Água (ETA): Arapiraca.
Produção: 1.500m³/h, sendo 1.000m³/h (água tratada) diretamente para Arapiraca e
500m³/h (água bruta) para a Mineração Vale Verde (MVV), em Craíbas.
Com os sistemas novo e atual, a produção passará para 3.000m³/h.
Prazo de conclusão da obra: setembro/2014, mas a construtora promete antecipar para junho/2014.
Prazo do contrato da PPP (Parceria Público-Privada): 30 anos
Finalidade do contrato: construção de nova adutora, recuperação e modernização do sistema de São Brás a Arapiraca e operação e manutenção dos sistemas antigo e novo, além de serviços comerciais, os quais contribuirão para a redução da inadimplência e das perdas comerciais.
Investimento: R$ 143.000.000,00
Áreas abrangidas: 10 municípios – Arapiraca, Craíbas, Igaci, Girau do Ponciano, Campo Grande, Coité do Nóia, São Brás, Lagoa da Canoa, Olho d’Água Grande e Feira Grande.
População beneficiada: 400 mil habitantes.
Parceiros: Estado de Alagoas e CAB Águas do Agreste.