
Ação tem o objetivo de conscientizar mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce
Um novo mês iniciou e com ele a campanha Outubro Rosa. Criada na década de 1990, a ação tem o objetivo de conscientizar mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção do câncer de mama. Por essa razão, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) promove, em suas mídias institucionais, uma série de postagens voltadas para o tema com o objetivo de conscientizar suas colaboradoras.
Segundo o Instituto do Câncer (Inca), o câncer de mama é a segunda doença mais comum entre as brasileiras. Anualmente, o número de novos casos aumenta 29%. Por isso, é essencial que as mulheres façam o autoexame (exame do toque das mamas). É aconselhável que a palpação seja feita todo mês, sempre no quinto dia após menstruação.
A alteração na assimetria da mama, desvio ou inversão do mamilo, alteração na cor do mamilo, vermelhidão na mama ou no mamilo e secreção transparente, rosada ou avermelhada são sinais que devem ser investigados pelo médico.O diagnóstico precoce é fundamental, pois quando descoberta no início, a chance de cura é de 95%.