9 de setembro de 2021 11:42

Casal investe na capacitação de funcionários em pitometria para reforçar combate a perdas

Colaboradores da Empresa vão monitorar redes de água para identificar alterações e sanar causas das perdas

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) deu um passo significativo na capacitação de suas equipes técnicas no combate a perdas de água. É que a Coordenação de Produção e Distribuição da Unidade de Negócio Leste da Empresa realizou, nessa quarta-feira (8), um curso preparatório para seus encanadores.

Durante o curso, que teve lugar na sede da Unidade, em Rio Largo, os técnicos aprenderam a efetuar medições de pitometria e receberam instruções de como interpretar os resultados para, a partir deles, localizar ocorrências nas redes de água.

Encanadores da UN Leste aprendem na prática a fazer medições pitométricas

A pitometria é um procedimento para acompanhar aspectos do fluxo de água em redes de distribuição e adutoras. Ele fornece dados sobre vazão, pressão e velocidade do fluido, além de permitir que o abastecimento seja monitorado sem a necessidade de paralisar o serviço.

Segundo o coordenador de Produção e Distribuição da Unidade de Negócio Leste da Casal, Rangel Correia, “a pitometria como ferramenta de monitoramento consegue identificar pontos de variação no rendimento e fornece dados para a tomada de decisões quanto ao abastecimento geral”.

Ele acrescentou que os encanadores da Companhia vão usar a maleta de medição e a haste — principais instrumentos das medições pitométricas — para comparar “o volume de água produzido pelo sistema de abastecimento à quantidade de líquido efetivamente disponibilizado aos municípios”. Essa comparação é que permitirá à equipe técnica avaliar a integridade dos trechos da rede e a localizar eventuais perdas na forma de vazamentos.

A Unidade de Negócio Leste agora implementa um cronograma de medições para combater perdas nos municípios em que atua. São eles: Flexeiras, Joaquim Gomes, Novo Lino, Jundiá, Colônia Leopoldina, Campestre, Ibateguara, Matriz do Camaragibe, Passo de Camaragibe, Porto de Pedras, Japaratinga e Maragogi.

O trabalho vai resultar em um “raio-X” da rede, apontando trechos problemáticos e possibilitando intervenções estratégicas.

Como resultado, haverá redução de perdas e maior oferta de água à população dessas localidades.

9 de setembro de 2021 11:42