Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Casal participa na ALE de audiência pública sobre abastecimento de Maceió

Casal participa na ALE de audiência pública sobre abastecimento de Maceió

Casal participa na ALE de audiência pública sobre abastecimento de Maceió

15 de dezembro de 2021

Compartilhe:

Presidente da Casal fez esclarecimentos durante audiência pública na Assembleia Legislativa Estadual

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) participou, nesta quarta-feira (15), de uma audiência pública convocada pela Comissão de Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa Estadual (ALE) para discutir o abastecimento de água feito em Maceió.

Na ocasião, o presidente da empresa, Clécio Falcão, esclareceu qual é o papel da Companhia desde que entrou em operação, em julho deste ano, a empresa privada BRK Ambiental, vencedora do leilão de concessão para distribuição de água realizado em 2020.

Falcão ressaltou que a Companhia é responsável pela captação e tratamento da água, a qual, depois de tratada, é levada até os reservatórios e repassada para a BRK, que faz a distribuição aos moradores.

Ele também afirmou que a manutenção da adutora de água tratada do Sistema Aviação, que abastece 5% da população da capital, é de responsabilidade da Casal, mas a empresa conta com o apoio da BRK para executar o serviço e assim dar mais agilidade ao trabalho, garantindo o quanto antes o retorno à normalidade das áreas afetadas.

“O Aviação é um sistema isolado, ou seja, não recebe a contribuição de água de outros sistemas. E a obra que está sendo feita na adutora é complexa, tem a ver com a fixação de novas fundações, que dão sustentação à tubulação, além da área ser em mata fechada e com solo instável e alagado”, detalhou.

Esse foi o principal ponto da audiência, o qual também foi esclarecido pelo diretor da BRK em Alagoas, Fernando Mangabeira. Ele apresentou qual o andamento atual da obra de recuperação da adutora e deu como prazo para conclusão dos trabalhos o dia 20 de dezembro.

Ainda no encontro, o presidente da Casal elencou que o governo do Estado está investindo cerca de R$ 1 bilhão em esgotamento sanitário, sendo R$ 500 milhões apenas da Parceria Público-Privada (PPP) entre Casal e Sanama e do contrato de Locação de Ativos entre a Companhia e a Sanema. “Com apoio do governador Renan Filho, nós plantamos as sementes para a universalização dos serviços em Alagoas, tanto de abastecimento quanto de esgotamento sanitário”, relembrou.

Clécio Falcão apontou que, nos últimos cinco anos, a Casal apresentou superávit, após uma série de décadas dando apenas prejuízo. “A empresa foi recuperada, ela saiu do vermelho e até adquiriu a capacidade de investir com recursos próprios, no entanto, nós reconhecemos que essa capacidade ainda é aquém da que o Estado precisava. Por isso, o governo decidiu aderir às concessões para contar com o apoio e o aporte de investimentos da iniciativa privada”, explicou.

Além de deputados estaduais, a audiência pública contou com a participação de líderes comunitários da parte alta da cidade, dirigentes da Arsal, Sefaz, Seplag e Procon municipal.

Conteúdos Relacionados