Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Casal promove capacitação sobre medição dos parâmetros da qualidade da água

Casal promove capacitação sobre medição dos parâmetros da qualidade da água

Casal promove capacitação sobre medição dos parâmetros da qualidade da água

16 de fevereiro de 2022

Compartilhe:

Treinamento é voltado para operadores e tem como objetivo nivelar os procedimentos de análises de qualidade da água dos sistemas de tratamento

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) vai promover, nesta quinta-feira (17), a partir das 8h da manhã, um treinamento para capacitar assistentes operacionais sobre o uso de equipamentos destinados à medição de parâmetros de qualidade nas Estações de Tratamento de Água (ETA’s).

O público-alvo da capacitação são operadores, supervisores e coordenadores da Região Metropolitana de Maceió (RMM), e ela tem como objetivo nivelar os procedimentos de análises de qualidade da água dos sistemas de tratamento, que serão realizados nas estações a cada duas horas.

A iniciativa é da Superintendência da Região Metropolitana de Maceió (Surem), por meio de sua Gerência de Produção (Geprod) e da Supervisão da Qualidade do Produto (Supqua/Gersus), e vai ocorrer na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Satuba.

Durante a capacitação, os funcionários receberão o treinamento que é composto por: definições referentes aos parâmetros analisados conforme a Portaria n°888/2021, do Ministério da Saúde; procedimentos para coleta e análise das amostras; preenchimento dos dados no Boletim de Controle de Qualidade; e transferência dos mesmos para a Central de Controle Operacional (CCO). A parte teórica do treinamento será ministrada pela supervisora da Supervisão da Qualidade do Produto (Supqua/Gersus), Ana Maria dos Santos.

“Com essas medições, as ETA’s passarão a cumprir a legislação regida pela Portaria do Ministério da Saúde referente à potabilidade da água quanto à medição de parâmetros na saída das estações e, por meio do banco de dados obtido com as medições, poderá se propor, no futuro, melhorias e adequações nos sistemas”, explicou a supervisora da Qualidade de Produtos (Supqua), Ana Maria.

Conteúdos Relacionados