2 de junho de 2023 16:04

Vice-presidência Operacional da Casal apresenta resultado de um ano de trabalho

Laura Petri, titular da pasta, diz que Companhia busca novas possibilidades comerciais

Laura Petri, vice-presidente operacional da Casal, apresenta resultados de um ano de gestão

A Vice-Presidência Operacional (VPO) da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) completou um ano de sua nova gestão na última quarta-feira, 31 de maio e, compreendendo a importância de dar a conhecer, no âmbito da Empresa, seus principais trabalhos e realizações, elencou-os no relatório que se segue.

Vale destacar que, tendo nesse período a engenheira civil Laura Petri à frente da pasta, a VPO focou seus esforços em ações que garantiram a melhor prestação dos serviços de saneamento à população dos 77 municípios alagoanos, que contam com a atuação da Casal. Fez-se necessário, para tanto, implementar adequações ao novo paradigma instaurado com a atualização do Marco Legal do Saneamento (Lei Nº 14.026, de 15 de julho de 2020) e consolidado após a chegada de concessionárias privadas de abastecimento e coleta de esgoto sanitário em Alagoas.

Principais ações da VPO na gestão 2022/2023

  1. Criou e deu prosseguimento ao ‘Plano Chuvas’, cujo objetivo é antecipar medidas que garantam a continuidade dos serviços de abastecimento de água nos vários sistemas da Casal espalhados pelo Estado. Esse plano prevê a aquisição de materiais de reposição, a execução de trabalhos de desassoreamento de barragens, de limpezas preventivas de vegetação ripária (a que está localizada às margens de mananciais) e estabeleceu rotinas de manutenção eletromecânica e de melhorias dos equipamentos.
  2. Iniciou e segue conduzindo processo de migração de unidades consumidoras de energia da Casal do mercado cativo (onde a compra é feita obrigatoriamente à distribuidora local) para o mercado livre (escolhe-se de quem quer comprar). Essa linha de ação, pioneira entre órgãos públicos de Alagoas, vai reduzir em até 30% os gastos da Companhia com eletricidade.
  3. Criou e efetuou a gestão de contas de energia e deu continuidade às práticas de eficiência energética nos sistemas da Companhia. Essas ações têm a finalidade de reduzir o custo com energia e acompanhar a evolução de projetos que envolvem parcerias com a Equatorial Alagoas e com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
  4. Conduziu tratativas com concessionárias privadas no que toca o Plano Diretor de Água (PDA) dos três blocos em que foram repartidos os serviços de saneamento do Estado. O desenvolvimento dessas atividades garante o correto investimento de recursos para a futura universalização do abastecimento de água.
  5. Implementou o plano de ação para melhorias e segurança operacional do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira. Por essa linha de atuação, a VPO está adquirindo duas novas bombas para a estação de captação de Pão de Açúcar; deu andamento a ações em parceria com os setores comerciais visando à redução de perdas na região; e segue conduzindo processo de contratação de peças sobressalentes e de reposição.
  6. Trabalhou e segue trabalhando na otimização de contratos para melhorar a logística do uso de automóveis e a implantação de critérios mais precisos de medição e fiscalização nos serviços internos de transporte.
  7. Estabeleceu o regime de reuniões semanais com concessionárias de serviços de saneamento para debater e alcançar soluções para demandas operacionais cotidianas.
  8. Contratou consultoria para avaliar o custo de produção da água pela Casal. O principal objetivo dessa iniciativa foi o de estabelecer e consolidar práticas de consumo e distribuição mais eficientes de produtos químicos.
  9. Reorganizou o cenário corporativo da Casal de modo que cada bloco de concessão contasse com o gerenciamento de uma superintendência da Companhia.
  10. Iniciou e segue conduzindo tratativas para padronizar os centros de controle operacionais de cada bloco de concessão. Futuramente, essa linha de ação resultará no estabelecimento de uma sala de situação compreendendo todos os sistemas da Empresa.

“A Casal vive um novo tempo, para isso ela vem se adequando ao Novo Marco Legal do Saneamento. Dentro dessa realidade, a Diretoria da Companhia está alinhada com o Governo do Estado no sentido de produzir água de qualidade e buscar novas possibilidades comerciais. Para isso, já estamos vislumbrando o setor energético, notadamente o mercado livre de energia e a gestão do Canal do Sertão”, reforçou a titular da VPO, Laura Petri.

2 de junho de 2023 16:04