Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Igaci: operação detecta diversas ligações irregulares em povoados

Igaci: operação detecta diversas ligações irregulares em povoados

Igaci: operação detecta diversas ligações irregulares em povoados

15 de dezembro de 2023

Compartilhe:

Coordenador comercial, Joffre Lobo, registra ocorrência de ligação de água irregular

Equipes técnicas das áreas Operacional e Comercial da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e da empresa parceira Agreste Saneamento realizaram, na zona rural de Igaci, especificamente nos povoados Colônia Agrícola, Jacaré, Serrotinho e Serrote Grande, uma operação de combate a ligações de água irregulares.

A ação, que ocorreu nos últimos dias 29 e 30, teve como base um trabalho minucioso de mapeamento de pressão. Na Colônia Agrícola, que normalmente eram 22 MCA (Metros de Coluna de Água) e foi reduzindo gradativamente para 3 MCA em localidades próximas, verificou-se inicialmente possível desvio ou registro fechado.

No primeiro dia de fiscalização, depois de pesquisa aprofundada através de conversas de profissionais da Casal com moradores da localidade, surgiu uma informação passada por uma cliente de que, antigamente, quando a rede de distribuição de água terminava na propriedade de um vizinho dela havia um registro de passagem. Em seguida houve uma solicitação de ampliação de rede para atender à residência dela e de outros vizinhos que passaram a ter abastecimento em dias alternados. Porém, meses depois, o referido vizinho passou a controlar o abastecimento da localidade, concentrando mais tempo de abastecimento no imóvel dele, fechando o registro. Anos mais tarde ele veio a falecer e a pressão da água ficou baixa e constante.

Com esta informação, a moradora indicou a possível localização do registro, o que ficou mais fácil o trabalho de escavação; o equipamento foi encontrado, estrangulado e enterrado há mais de cinco anos. Feito isso, ele foi substituído por uma luva de correr, a pressão normalizou e os demais vizinhos agradeceram à Casal o grande feito e confirmaram de imediato, após a solução do problema, a normalização do abastecimento abrindo suas torneiras com jatos fortes.

Outro caso relevante na Colônia Agrícola foi a descoberta de uma ligação que prejudicava o fornecimento de água em diversas residências, que fez um desvio da rede de distribuição através de uma conexão T. A equipe técnica retirou a irregularidade; o móvel foi notificado e multado.

Já no segundo dia de atividades, os técnicos descobriram uma situação de clandestinidade com sérias consequências no tocante ao comprometimento de abastecimento para a população dos povoados Jacaré, Serrotinho e Serrote Grande. Diversos sítios dessas localidades, através de trabalho coletivo, implantaram uma rede clandestina para fornecimento de água para residências, além de irrigação. Lá também foram detectadas cisternas totalmente cheias sem terem caído chuvas na região, o que facilitou o trabalho de fiscalização.

Neste caso, foi evidenciado que a situação irregular foi iniciada em meados de 2017, como comprovado através de algumas faturas em aberto, cujos clientes deixaram de pagar suas contas e tiveram seus abastecimentos interrompidos, mas mesmo assim os imóveis tinham água nas redes domiciliares.

Conteúdos Relacionados