A represa hidroelétrica de Xingó, situada entre Piranhas (AL) e Canindé de São Francisco (SE), terá aumento de vazão a partir de março: o volume vai passar dos atuais 1.040 metros cúbicos por segundo para 1.100 metros cúbicos por segundo. A represa de Sobradinho, no estado da Bahia, também terá aumento de vazão em março: passará de 900 para 1.200 metros cúbicos por segundo.
O comunicado foi feito a várias entidades da região e a órgãos públicos, entre eles a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), pela Eletrobras Chesf, responsável pela operação dos reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, conforme comunicado do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
A Eletrobras Chesf ressalta que a situação hidrológica é monitorada permanentemente, podendo haver alterações nos volumes de vazão anunciados, a depender da evolução das chuvas na Bacia Hidrográfica do São Francisco.
Os moradores que desejarem receber informações sobre alterações no regime de vazão da barragem de Xingó devem usar o celular e enviar um SMS com a palavra RIO para o número 27569. Aqueles que desejarem informações sobre Sobradinho devem enviar, também via SMS, a palavra SOBRADINHO para o mesmo número.
A Casal, por sua vez, ressalta que a alteração informada não vai provocar mudanças em suas captações dos sistemas coletivos e individuais, não resultando em nenhuma medida para os moradores abastecidos com água do Rio São Francisco. Os ribeirinhos, porém, devem ficar atentos à possível elevação do nível do rio.