Skip to content
  • Home
  • Comunicados
  • Chuvas, falta de energia e problema mecânico afetam abastecimento de 6 municípios da Zona da Mata e Litoral

Chuvas, falta de energia e problema mecânico afetam abastecimento de 6 municípios da Zona da Mata e Litoral

Chuvas, falta de energia e problema mecânico afetam abastecimento de 6 municípios da Zona da Mata e Litoral

6 de fevereiro de 2025

Compartilhe:

Em todas as cidades, após tratada pela Casal, a água é repassada à concessionária Verde Alagoas

Seis municípios da Zona da Mata de Alagoas estão com o abastecimento de água comprometido nesta quinta-feira (6), devido às chuvas, falta de energia e problemas mecânicos.

A situação mais crítica ocorre em Passo de Camaragibe, onde a Estação de Tratamento de Água (ETA) está com suas atividades interrompidas desde as 8h30 dessa quarta-feira (5), em razão da falta de energia. Em Ibateguara, a ETA Severo, que abastece parte da cidade, também está com suas operações suspensas desde as 6h30. A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) já acionou a Equatorial e aguarda o retorno da energia para retomar a produção de água nas duas unidades.

O manancial afetado pelas chuvas, cuja água bruta apresentou alto teor de turbidez, comprometendo o processo de tratamento e exigindo a suspensão temporária da captação, abastece o Sistema Coletivo Anadia e Maribondo. Profissionais da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) estão monitorando a qualidade da água e retomarão a captação assim que possível e seguro, garantindo a qualidade da água ofertada.

Em Mar Vermelho, o abastecimento foi prejudicado por um problema mecânico no conjunto motobomba da Estação de Captação de Água Bruta (ECAB). Técnicos da Casal registraram a interrupção do serviço por volta das 6h10 desta quinta-feira (6), e a previsão é de que o reparo seja concluído até o final do dia desta sexta-feira (7).

O poço 13, que atende parte de Maragogi, está paralisado desde as 8h de hoje (6) devido a uma falha no quadro de comando elétrico (QCE). A Casal está trabalhando para realizar o conserto o mais rápido possível.

Após o tratamento realizado pela Casal, a água é repassada à concessionária Verde Alagoas, responsável pela distribuição nos municípios afetados. A Companhia está empenhada em resolver as questões e restabelecer o fornecimento de água o mais breve possível.

Conteúdos Relacionados