Casal monitora captação para retomar serviço assim que qualidade do líquido permitir
O carreamento de material sólido pelas chuvas até as de captações dos sistemas Sumidouro e Ibateguara deixou, nesta segunda-feira (26), o fornecimento de água deficiente para o município. É que o excesso de partículas sólidas deteriorou a qualidade do líquido que é captada no manancial, inviabilizando seu tratamento.
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), responsável pelo sistema, monitora a qualidade da água nas estações Sumidouro e Severo. Assim que ela voltar a atender os critérios de turbidez e coloração que viabilizam seu processamento, a Casal voltará a bombeá-la para as estações de tratamento de água (ETA) dos sistema e, posteriormente, fornecê-la para a Verde Alagoas distribuir à população de Ibateguara.
Campestre
A erosão provocada pelas chuvas voltou a deteriorar a qualidade da água bruta (a que é captada diretamente na natureza) captada pelo sistema que atende a Campestre. Com isso, o fornecimento para o município está suspenso desde as 18h do domingo (25).
Operadores da Casal acompanham a qualidade desse insumo e, tão logo esses padrões possibilitem, retomarão a captação e o tratamento. Por fim, a Companhia repassará água de qualidade para a Verde Alagoas distribuir à população.