Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Boas práticas: colaborador da Casal efetua manutenção de inversores de frequência

Boas práticas: colaborador da Casal efetua manutenção de inversores de frequência

Boas práticas: colaborador da Casal efetua manutenção de inversores de frequência

11 de agosto de 2025

Compartilhe:

Reparo de equipamentos contribui para a continuidade do fornecimento de água

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) investe em boas práticas ao efetuar por conta própria a manutenção de seus inversores de frequência das estações localizadas no Sertão, Agreste e Bacia Leiteira. Esse trabalho é fruto da iniciativa de Felipe Martins, colaborador que exerce a função de técnico industrial em eletrotécnica na Companhia.

Sobre a utilidade do equipamento, Martins explicou que “o inversor de frequência é um dispositivo eletrônico que permite um controle mais avançado de motores elétricos, determinando com acuidade a aceleração e a frequência com que trabalham; esse ajuste fino faz com que os motores operem com maior eficiência, além de ampliar sua vida útil”. Desse modo, os conversores de frequência geram economia para a Casal tanto na conta de luz quanto na compra de novos equipamentos.

Mas, e quanto à população? Para ela, o técnico destacou a vantagem de os inversores de frequência reforçarem a continuidade do fornecimento de água. A situação melhora ainda mais quando o conserto desses equipamentos ocorre no âmbito da própria Casal. “O processo de encaminhar células de inversores de frequência para manutenção consome tempo, também há prazos para que a fabricante a repare e, por fim, tem a demora em que a célula fica em trânsito, indo e voltando da manutenção”, esclareceu o técnico.

Em sua bancada de testes, Felipe Martins desmonta células de inversores e testa seus circuitos e componentes, substituindo estes quando danificados, e soldando novas trilhas quando necessário. Consertados, Martins os reinstala em suas respectivas estações, voltando a operar em tempo recorde.

Conteúdos Relacionados