Serviços integram o programa “Mais Água” e vão modernizar o Sistema Coletivo da região; fornecimento será afetado temporariamente em 18 localidades
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a Conasa Águas do Sertão vão executar, nesta quarta-feira (27), manutenções preventivas em equipamentos e estruturas do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira. A ação faz parte do programa “Mais Água”, que chega à sua quinta fase, e tem como objetivo modernizar a infraestrutura hídrica da região, garantindo maior eficiência e segurança no abastecimento.
Durante as intervenções, o fornecimento de água ficará deficiente em 18 localidades atendidas pelo Sistema: Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jaramataia, Maravilha, Monteirópolis, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Batalha, Jacaré dos Homens, Major Izidoro, Olho d’Água das Flores e Pão de Açúcar.
De acordo com a equipe técnica da Casal, os trabalhos serão iniciados às 7h do dia 27 e devem ser concluídos até as 7h da terça-feira (8). Nesse período, haverá uma parada de 24 horas no sistema para permitir melhorias na estrutura que transporta água desde a captação em Pão de Açúcar até o reservatório pulmão, em Olho d’Água das Flores.
Após a conclusão, o Sistema voltará a operar normalmente. A água tratada será repassada gradativamente à concessionária Águas do Sertão, responsável por distribuí-la à população das cidades atendidas. As exceções são Jacaré dos Homens, Batalha, Major Izidoro e Olho d’Água das Flores, onde o ciclo completo de abastecimento será retomado diretamente pela Casal.
Sobre o Programa “Mais Água”
Iniciado em maio de 2024, em parceria com o Governo de Alagoas, o programa “Mais Água” destina R$ 71 milhões para combater desperdícios e modernizar a infraestrutura hídrica da Bacia Leiteira. O programa demonstra resultados na redução de perdas e melhoria da eficiência operacional, beneficiando mais de 210 mil habitantes da região.
Com a iniciativa, Casal e Conasa reforçam o compromisso de promover um serviço mais moderno, seguro e eficiente para milhares de moradores do Sertão alagoano.




