Audiência pública reuniu representantes de órgãos estaduais e usuários para discutir melhorias, transparência e próximos passos do empreendimento

A vice-presidente Operacional da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Laura Petri, participou, nesta sexta-feira (1º), de mais uma audiência pública promovida pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) para acompanhar e discutir melhorias na gestão do Canal Adutor do Sertão Alagoano. A reunião foi conduzida pela 5ª Promotoria de Justiça da Capital (Recursos Hídricos) e aconteceu na sede do MPAL, no bairro do Poço, em Maceió.
Entre os pontos debatidos, estiveram a resolução governamental publicada no último dia 28 de julho, que institui o Regimento Interno do Conselho Gestor do Canal, e temas como pagamento pelo uso da água, georreferenciamento dos pontos de captação, além de projetos de irrigação e piscicultura com uso de água de reúso.
Também participaram da audiência representantes das Secretarias de Estado de Governo (Segov), de Infraestrutura (Seinfra) e da Agricultura, que integram o Conselho Gestor do Canal do Sertão, além da Associação Gestora do Canal Adutor do Sertão Alagoano (AGECSA), que representa os usuários da água.
A próxima audiência sobre os aspectos administrativos do Canal do Sertão está marcada para o dia 15 de outubro. Já as questões relacionadas às obras de manutenção do Canal serão debatidas em audiência judicial prevista para setembro.






