Setembro Amarelo foi tema de apresentação teatral e palestra na última sexta-feira (26)

Os colaboradores da Unidade Regional Serrana, em Palmeira dos Índios, participaram de uma ação pela promoção da saúde mental, parte da campanha do Setembro Amarelo. O evento aconteceu durante a tarde da última sexta-feira (26), no auditório da unidade.
Organizado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), o intuito da iniciativa foi desmistificar estigmas referentes ao adoecimento psicológico. Além disso, a dinâmica proporcionou reflexões entre os participantes através da conversa e de momentos de integração.
“Anualmente, nós, da Gerência de Desenvolvimento de Pessoal e Bem-estar Social da Casal, desenvolvemos esse trabalho. Temos dado uma atenção maior para a questão da saúde mental para ajudar a aliviar a carga dos nossos colaboradores”, explicou Elenildo Santos, supervisor de Treinamento de Bem-estar Social.’
Para ele, há uma preocupação contínua da Companhia com a realidade psicológica de seus funcionários e seus respectivos círculos familiares. “Temos trabalhado essa temática há, pelo menos, cinco anos e sempre temos resultados positivos. Ouvimos boas histórias de pessoas que estavam passando por dificuldades e, através da palestra, conseguiram buscar ajuda”, afirmou Elenildo.

A programação contou com uma apresentação temática do Teatro Corporativo Sesi e uma palestra abordando os cuidados referentes à saúde mental, ministrada por José Lesso, psicólogo especialista no tema. Ao final, brindes foram distribuídos para todos os presentes.
Carla Brito, assistente administrativa lotada no Núcleo Palmeira dos Índios, destacou a importância da iniciativa da Casal. Segundo a colaboradora, o tema ainda é tabu e a realização de momentos como este contribuem para que a questão seja tratada de forma natural.
Evento
Pelo segundo ano consecutivo, em parceria com a Casal, o Teatro Corporativo Sesi realizou uma encenação como parte da campanha do Setembro Amarelo. Na peça, Prudêncio e Guardiã da Prevenção, personagens interpretados pelos atores Igor Vasconcelos e Franciele Sallys, eram dois super-heróis trabalhadores que discutiam, enquanto interagiam com a plateia de forma bem-humorada, sobre estigmas referentes ao cuidado com a mente.

Ao final, a mensagem da apresentação foi sobre como é importante conversar sobre seus sentimentos com familiares, amigos e colegas de trabalho e, também, buscar ajuda profissional para lidar com o cotidiano. “A gente sai daqui com a sensação de que plantamos uma semente na mente das pessoas. Mudar não é fácil, mas o pouquinho que a gente faz aqui, já é possível fazer a diferença”, declarou Igor.

Após a peça, o psicólogo José Lesso trouxe relatos e informações para orientar o público sobre a prevenção ao adoecimento psicológico durante a palestra. De acordo com o especialista em saúde mental, iniciativas como a da Casal, ao proporcionar debates sobre a temática no ambiente de trabalho, são louváveis. “Essa atitude que a Casal tomou mostra a preocupação com o cuidado psíquico e com a saúde dos seus colaboradores. O tema ainda é muito difícil de ser tratado e conversado, mas tem sido bastante difundido nos dias de hoje”, ressaltou.
Ao realizar ações como esta, a Casal reforça seu compromisso em promover um ambiente saudável no dia a dia da Companhia. Afinal, cuidar da saúde também passa pelo cuidado com a mente. Para buscar ajuda, é possível procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou ligar gratuitamente para o Centro de Valorização da Vida através do número 188.








