Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Setembro Amarelo: Casal reforça conscientização sobre saúde mental

Setembro Amarelo: Casal reforça conscientização sobre saúde mental

Setembro Amarelo: Casal reforça conscientização sobre saúde mental

8 de setembro de 2025

Compartilhe:

Companhia traz explicações sobre tema e abraça campanha

Este mês é dedicado à campanha Setembro Amarelo, uma iniciativa voltada à prevenção ao suicídio e à valorização da vida. A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), enquanto instituição comprometida com o bem-estar humano nas regiões em que atua, soma-se a essa mobilização nacional para fortalecer a conscientização e o diálogo sobre um tema tão delicado quanto urgente.

Todos os anos, a Companhia promove atividades que propiciem reflexões sobre o Setembro Amarelo. Isso se justifica porque, de acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo a cada ano, sem contar com os episódios subnotificados, o que leva a crer que o número real se aproxime de um milhão de casos. O que leva à busca por alternativas que quebrem barreiras e reduzam esses números.

O que é o Setembro Amarelo?

O Setembro Amarelo surgiu em 1994, nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil em 2015, através da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), e se tornou a maior campanha em combate ao suicídio.

Desde então, o mês de setembro é usado para alertar a população sobre a importância da saúde mental e quebrar tabus relacionados ao tema. A cada ano, mais empresas e instituições se juntam a essa causa essencial para a sociedade.

A Casal acredita em uma cultura de trabalho que prioriza o bem-estar das pessoas. O cuidado com a água tratada dos municípios alagoanos reflete também o compromisso da estatal, pois, os serviços prestados possuem impacto positivo na saúde e na qualidade de vida da população.

Como ajudar?

Percebeu alguém com dificuldades emocionais? O contato com amigos, familiares e colegas é fundamental neste momento desafiador. O ambiente de trabalho pode ser um lugar acolhedor. É neste espaço que podemos observar sinais de sofrimento e incentivar quem estiver passando por momentos difíceis a procurar ajuda. O suporte especializado do CVV (Centro de Valorização da Vida), oferece serviços de apoio gratuito e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Para ter acesso qualquer pessoa pode ligar para 188 ou acessar o site www.cvv.org.br.

A campanha do ‘Setembro Amarelo’ reforça que a prevenção ao suicídio é uma causa de todos. Juntos podemos criar um ambiente saudável e acolhedor, onde a saúde mental é tratada com a seriedade e a atenção que merece.

Conteúdos Relacionados