Estudantes conheceram etapas do processo de tratamento que produz água para Maceió

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), por meio de suas gerências de Produção e Desenvolvimento Operacional (GEDOP) e de Produção Metropolitana (GEPROM), conduziu, nessa terça-feira (21), uma visita guiada à estação de tratamento de água (ETA) Pratagy. Na ocasião, alunos de engenharia ambiental e civil tiveram a oportunidade de conhecer o complexo que produz cerca de 600 litros por segundo de água de qualidade para diversos bairros de Maceió.
A visita foi guiada pelo supervisor de tratamento da Casal Elkisson Alves. Discentes da Ufal tiveram a oportunidade de conhecer cada etapa do tratamento que transforma a água diretamente extraída do manancial do Pratagy em líquido de qualidade, próprio para uso e consumo da população. “Os estudantes aprenderam na prática como funcionam os processos de coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção; eles também conheceram o maquinário que produz o hipoclorito de sódio que é adicionado à água”, explicou o supervisor.
Por fim, a visita introduziu os alunos ao Centro de Controle Operacional da Casal. Lá, eles tomaram nota de como os operadores da Companhia efetuam o controle do maquinário da ETA Pratagy, bem como o manejo remoto de bombas e motores de estações localizadas em diversos locais da Zona Metropolitana de Maceió. Nesse ponto, alunos foram orientados por Cristiane Praxedes, operadora de produção da Casal, e Diego Silvestre, controlador desse Centro.







