Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Técnicos testam equipamentos para limpeza de coletores de esgoto

Técnicos testam equipamentos para limpeza de coletores de esgoto

Técnicos testam equipamentos para limpeza de coletores de esgoto

22 de março de 2018

Compartilhe:

Funcionários de empresa contratada pela Casal utilizam equipamento específico para entrar nos coletores de esgoto

Ação marca continuidade das obras que vão conter os extravasamentos de esgoto na orla

Técnicos da empresa contratada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para realização das obras que vão conter os extravasamentos de esgoto nos bairros da orla marítima da capital fizeram o teste de equipamentos, na noite desta terça-feira (8). Os materiais testados são necessários para que os operários entrem nos coletores de esgoto na região da Praça Lions, na Pajuçara, para fazer a limpeza.

Nesses locais, há uma grande concentração de gases tóxicos, devido aos componentes do esgoto, e por isso os operários precisam usar roupas especiais, com máscaras, sistema para oxigenação e rádio para comunicação com os trabalhadores que ficam do lado de fora. Todos esses equipamentos foram testados.

Outra experiência realizada com sucesso foi o by pass, procedimento que servirá para desviar o fluxo do esgoto que chega ao coletor onde os operários estão trabalhando. “Essa manobra é fundamental para que eles consigam realizar o serviço de limpeza dos coletores. É também uma operação bastante específica”, comentou o engenheiro Jorge Briseno, assessor da Vice-Presidência de Gestão Operacional da Casal.

Procedimento conhecido como “by pass” desviará o fluxo do esgoto que chega ao coletor onde os funcionários estão trabalhando

Antes da entrada dos profissionais, foi utilizado um robô para realizar a filmagem de vários trechos da rede coletora de esgoto. Esse serviço, altamente especializado, revelou a situação interna do coletor, possibilitando o aperfeiçoamento da estratégia para limpeza e desobstrução.

O trabalho realizado no poço de visita da Praça Lions segue em direção à Praça 13 de Maio, no Poço. A meta é avançar uma quadra por semana. A ação consiste na retirada de areia, pedras e ferro que estão obstruindo a passagem do esgoto oriundo das residências, hotéis e imóveis comerciais da região e, com isso, conter os extravasamentos de esgoto nos bairros da orla marítima norte de Maceió (Jaraguá, Ponta da Terra, Pajuçara, Ponta Verde, Stella Maris e Jatiúca). A previsão é que todo o trabalho seja concluído em dezembro deste ano. A Casal está investindo quase R$ 1 milhão na ação.

Para não atrapalhar o trânsito, as atividades são realizadas sempre no período da noite, seguindo até às 4h da manhã. Todo o trabalho conta com apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Conteúdos Relacionados