Uma das medidas vai garantir água da barragem do Bálsamo para parte de Palmeira
As ordens de serviço para duas obras emergenciais que vão amenizar a dificuldade no abastecimento de Palmeira dos Índios foram assinadas na manhã desta terça-feira (17) pelo governador Renan Filho, em solenidade realizada no centro da cidade, com a presença do prefeito Júlio César e de dirigentes da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).
“Já temos um quilômetro de tubos implantados em uma das obras e nos próximos 60 dias ela estará pronta. Ao todo, estamos investindo cerca de R$ 6 milhões para reforçar o abastecimento de Palmeira dos Índios. Por outro lado, também vamos disponibilizar, via Casal, 10 carros-pipa e, pela Semarh, perfurar 15 poços, sendo 5 deles na zona urbana”, detalhou o governador Renan Filho.
De acordo com o vice-presidente de Gestão Operacional da Casal, Francisco Beltrão, que representou o presidente da companhia, Clécio Falcão, além dessas medidas, a empresa vem fazendo um trabalho de conscientização, numa parceria com as secretarias da administração municipal de Palmeira e diversos órgãos ligados ao abastecimento e aproveitamento dos recursos hídricos. Outra ação que a Casal está intensificando em Palmeira é o combate aos desvios de água das adutoras e às ligações clandestinas, para que, dessa forma, segundo o vice-presidente, a água chegue para quem realmente precisa dela.
Ainda durante a solenidade, o prefeito de Palmeira, Júlio César, agradeceu ao governo do Estado e à Casal pelo apoio, bem como aos deputados estaduais e federal que prestigiaram o evento. Para ele, o momento é de união em prol da população. “O que eu puder fazer, eu farei para somar forças nessas ações, inclusive na operação-pipa. Por isso, irei à Brasília em busca de apoio da bancada federal”, acrescentou o gestor.
As duas obras, cujas ordens de serviço foram assinadas nesta terça-feira (17), consistem das seguintes iniciativas: aproveitamento do excedente de água do novo Sistema Bálsamo-Estrela de Alagoas-Minador do Negrão, através da inversão do fluxo na adutora Palmeira-Estrela de Alagoas, fazendo com que parte da água captada na barragem do Bálsamo abasteça o povoado Canafístula, em Palmeira dos Índios; e duplicação do fornecimento de água para a cidade de Palmeira dos Índios a partir da barragem do Caçamba, com a implantação de novos equipamentos e 3.500m de adutora de 250mm para transposição do Sistema Caçamba para a adutora da Carangueja.
A oferta de água a Palmeira dos Índios foi reduzida em 70% porque a barragem Carangueja, principal manancial de abastecimento, secou. Apenas o Sistema Caçamba, que abastece 30% da cidade, está operando. As obras emergenciais vão aumentar a produção de água e, consequentemente, reduzir os efeitos da estiagem prolongada.
O vice-presidente de Engenharia, Osmar Lisboa, o vice-presidente de Gestão Corporativa, Jorge Galvão, o gerente Joaquim Oliveira e o corpo técnico da Casal em Palmeira dos Índios também participaram da solenidade de assinatura das ordens de serviço, bem como prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da região Serrana.