Reunião tratou de melhorias na rede em virtude da chegada da alta temporada turística

Encontro com representantes do setor hoteleiro discutiu investimentos no esgotamento sanitário de Maceió
O presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Clécio Falcão, apresentou aos representantes das entidades de hotéis, bares e restaurantes os investimentos que estão sendo feitos pela empresa no sistema de esgotamento sanitário de Maceió, em reunião ocorrida nesta terça-feira (17), no hotel Acqua Suítes, na Pajuçara.
No encontro, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL), Falcão falou sobre as obras de manutenção do coletor-tronco de esgoto, da linha expressa e da segunda etapa da Bacia da Pajuçara – estas duas últimas conduzidas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).
Em relação à linha expressa, Clécio Falcão destacou que a previsão da Seinfra é de que ela seja concluída até o final deste ano. “Isso vai melhorar o fluxo de esgoto na parte baixa da cidade, facilitando o bombeamento da estação da praça Lyons, na Pajuçara, até a praça 13 de Maio, no Poço. Dessa forma, também vamos reduzir bastante a possibilidade de extravasamentos”, pontuou.
Ele também destacou os investimentos do Governo do Estado, por meio da Casal, para ampliar a cobertura de esgotamento sanitário da capital, que atualmente é de 35%. “Com a finalização das obras da PPP do Tabuleiro e da Locação de Ativos do Farol, que já estão em andamento, vamos dobrar a cobertura de esgoto da cidade, chegando a 70%”, acrescentou.
O presidente da Casal também falou sobre a recuperação da saúde financeira da companhia e citou que, para isso, foi preciso renegociar contratos e implementar o realinhamento tarifário, entre outras medidas.
Segundo os representantes do setor hoteleiro, o estado tinha, em 2014, 16 mil leitos. A previsão é de que até 2018 esse número chegue a 22 mil, em virtude da inauguração de novos hotéis. “Por isso, o segmento entende que é necessário que a capital esteja preparada para ofertar serviços de esgotamento sanitário não só para quem mora aqui, mas para que possamos receber bem o turista”, ressaltou Glênio Cedrim, presidente do Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB).
A reunião também contou com representantes da Associação o Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AL), Sindicato dos Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Alagoas (SHRBS-AL), Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de Alagoas (Sindetur-AL) e do Sebrae/AL. Também participaram o vice-presidente de Serviços de Engenharia da Casal, Osmar Lisboa, e o superintendente de Gestão Comercial e Operacional, Samuel Leite, ambos da Casal.