Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Chesf vai elevar vazão do rio São Francisco para conter mancha escura

Chesf vai elevar vazão do rio São Francisco para conter mancha escura

Chesf vai elevar vazão do rio São Francisco para conter mancha escura

21 de março de 2018

Compartilhe:

Decisão foi comunicada pela Chesf em reunião do Comitê de Bacia Hidrográfica

O Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) reuniu nesta quinta-feira (30) o grupo de trabalho (GT) para discutir alternativas para se combater e eliminar a mancha escura que se formou no rio São Francisco. Na oportunidade, a Companhia Hidro-Elétrica do São Francisco (Chesf) comunicou que fará pulsos de vazão diários no rio, entre os dias 1º e 8 de maio, sendo que, no dia 1º a vazão subirá para 1.500m³/s, no dia 2 baixa para 1.100m³/s  e do 3 ao dia 8, sobe novamente para a média diária de 1.500m³/s.

Essas variações, de acordo com a Chesf, podem remover e dissipar a mancha, com o que concordaram os técnicos presentes à reunião do GT. Mas, como não há certeza de que esse procedimento possa eliminar a mancha definitivamente, o Comitê já está preparando um plano B, desta vez com a participação de especialistas brasileiros e, possivelmente, de outros  países.

Os pulsos de vazão serão monitorados pelo Ibama, Casal e IMA, com acompanhamento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e apoio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Nova reunião do grupo de trabalho será realizada no dia 13 de maio, às 9 horas, em local ainda não definido. Participaram da reunião desta quinta-feira representantes do CBHSF, da Chesf do ONS, do IMA, da Casal e do Ibama

Conteúdos Relacionados