Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Reaparecimento de mancha escura paralisa abastecimento de água no Sertão

Reaparecimento de mancha escura paralisa abastecimento de água no Sertão

Reaparecimento de mancha escura paralisa abastecimento de água no Sertão

21 de março de 2018

Compartilhe:

Casal trabalha para garantir o fornecimento na região por meio de carros-pipa

O reaparecimento de mancha escura, no rio São Francisco, obrigou a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) a paralisar a estação de captação de água do Salgado, em Delmiro Gouveia, e consequentemente o sistema coletivo de abastecimento do Sertão, nesta segunda-feira (11).
Devido a isso, a Casal suspendeu o fornecimento, até a situação do rio voltar  a sua normalidade , dos municípios de Água Branca, Inhapi, Mata Grande e Canapi. Delmiro Gouveia e Pariconha estão sendo abastecidos parcialmente. Já em Piranhas e Olho d’Água do Casado a água está chegando normalmente, devido às cidades terem sistemas independentes.
Enquanto isso, a Casal está mantendo contato permanente com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) para obter mais esclarecimentos.
A empresa também enviará técnicos para fazer coleta no São Francisco e detectar se houve desequilíbrio na composição da água bruta, que é captada pela estação de captação. Os profissionais também vão verificar in loco se a parte escura pode ratificar a volta das algas.
Preocupada com a situação, a Casal está envidando esforços no sentido garantir o abastecimento da região por meio de carros-pipa. A Companhia está monitorando a água do rio para saber o momento adequado em que será possível voltar a operar o sistema.

Conteúdos Relacionados