14 de novembro de 2018 13:04

Macromedição: palestra reúne funcionários da Casal da capital e do interior

Especialista Gustavo Lamon falou sobre o tema para técnicos da Companhia

Funcionários das Unidades de Negócio da Casal, tanto as da capital quanto as do interior do estado, compareceram, na manhã desta quarta-feira (14), a um encontro para debater e se atualizar quanto aos recursos e técnicas empregadas no trabalho de macromedição. O evento teve lugar no auditório da Gemem, no Complexo Farol, em Maceió. Quanto ao horário, teve início às 9h e fechamento às 12h. Essa iniciativa foi possível graças ao empenho da Vice-Presidência de Gestão Operacional (VGO) e da Gerência de Produção e Desenvolvimento Operacional (Gedop).

José Ednaldo Monteiro, à frente da Supervisão de Operação e Manutenção da Macromedição (Supomm), deu o ponta-pé inicial do colóquio apresentando o trabalho que a Casal já vem efetuando nessa área, seja na capital, seja nos municípios do interior. Para tanto, elaborou uma planilha abarcando as unidades de negócio, a quantidade de cidades atendidas em cada uma delas e, por último, a totalidade de pontos de macromedição.

Finalizada sua explanação, Monteiro cedeu espaço ao diretor comercial da empresa Lamon Produtos Ltda, o engenheiro Gustavo Lamon. O diretor pontuou a importância de conhecer a realidade da Casal, visto que “cada aplicação tem uma solução apropriada, levando em conta as especificidades. Essa será uma conversa de mão-dupla, quero conhecer seus problemas para delinear soluções em conjunto”.

Em seguida, o diretor conversou com os presentes sobre as situações enfrentadas pela companhia. No tocante às perdas físicas de água, ressaltou: “não há outra interpretação, senão a de prejuízo”. O colóquio caminhou então para os equipamentos fabricados pela Lamon, que são, inclusive, já são utilizados pela Casal. Destaque para o Data-Logger e para a maleta de medição de parâmetros hidráulicos, esta usada na pitometria.

Ao fim do encontro, os funcionários presentes receberam duas apostilas tratando da Proteção da Qualidade da Água Subterrânea e de orientações para o devido uso desse recurso. Já o livro Saneamento no Brasil — política e interface, de Sonaly Cristina e Léo Helled foi sorteado a um único bem-aventurado.

14 de novembro de 2018 13:04