21 de fevereiro de 2019 14:27

Casal promove visitas técnicas para estagiários de engenharia

Acadêmicos puderam conhecer estações de água e esgoto em Maceió

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), por meio da Gerência de Projetos (Gepro) e da Gerência de Desenvolvimento Operacional (Gedop), promoveu na última terça-feira (19), visitas técnicas a fim de apresentar a 12 novos estagiários da área de engenharia da Companhia as estruturas de alguns sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Maceió.

Inicialmente, a visita ocorreu à Estação de Tratamento de Água (ETA) Pratagy, responsável por 40% da água ofertada para consumo humano na capital. No local, os estagiários das gerências foram acompanhados por Domingos Firmino, engenheiro químico da Casal, responsável por apresentar os processos do tratamento da água, assim como as estruturas da estação.

Em seguida, os participantes encaminharam-se às obras da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) – realizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre a Casal e a Sanama que, quando em funcionamento, atuará utilizando uma tecnologia norueguesa de tratamento, a biomídia – que será responsável por uma maior eficiência no tratamento do esgoto da parte alta da cidade de Maceió. Nas obras, os estagiários foram acompanhados pelo técnico industrial, Denisson de Lima, que apresentou as estruturas da estação elevatória, assim como as instalações dos reatores responsáveis pelo tratamento.

A manhã foi encerrada com visita a um dos DMC’s (Distritos de Medição e Controle de Perdas) do complexo habitacional Benedito Bentes. O equipamento apresentado pelo técnico industrial da Gedop, Wanderson da Silva, funciona por telemetria e permite uma constante atualização dos dados de perda de água, que são posteriormente tratados pela própria gerência.

Já na parte da tarde, a visita continuou no Riacho Catolé, onde foi possível conhecer o manancial que é responsável por cerca de 30% do abastecimento de água de Maceió. Na ocasião, os técnicos industriais Willian Amaral, José Evandro, Diogo Pereira, e o engenheiro sanitarista e ambiental, Ricardo Ítalo, da Gepro, apresentaram a ETA compacta do Sistema Aviação, que trata a água por filtração ascendente.

As visitas foram encerradas no final da tarde, onde técnicos e estagiários compartilharam novas experiências agregando conhecimento para o futuro profissional.

 

 

 

21 de fevereiro de 2019 14:27