23 de abril de 2019 17:35

Profissionais são capacitados para vistoriar caixas de gordura

Técnicos da Casal e da Prefeitura executam nova fase da Operação Rede Limpa

Técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e da Prefeitura de Maceió participaram de um treinamento sobre modelos, usos e adequações das caixas de gordura que devem ser utilizadas por estabelecimentos comerciais do setor gastronômico em Maceió.

A capacitação foi coordenada pelo supervisor da Gerência de Macrocoleta e Tratamento de Esgoto (Gemte) da Casal,  Júlio Balbino, que  explanou acerca  da importância da implantação e da correta manutenção das caixas de gordura, assim como todo o prejuízo que pode ser ocasionado em decorrência da ausência ou má manutenção dessas estruturas.

A capacitação foi dividida em dois períodos, sendo uma atividade teórica e uma atividade prática nas ruas da capital, na última terça-feira (16).  No segundo momento, os profissionais da Casal e das Secretárias de Desenvolvimento Territorial (Sedet) e de Infraestrutura (Seminfra) do município de Maceió visitaram o restaurante Lopana, no bairro Ponta Verde, que foi um dos primeiros estabelecimentos a incluir e adequar a caixa de gordura, evitando, assim, transbordamento de esgoto.

Esse treinamento foi necessário para que os técnicos da Casal e da Prefeitura possam desenvolver adequadamente a nova fase da Operação Rede Limpa, que pretende vistoriar 180 bares e restaurantes situados nos bairros da orla maritíma da cidade. O objetivo é averiguar se as caixas de gorduras estão adequadas ou se precisam de manutenção, limpeza ou ampliação.

As primeiras vistorias são de caráter educativo. Os estabelecimento recebem um prazo de 60 dias para realizar as adequações, eles podem ser autuados e multudos pela Sedet.

Vale lembrar que a Operação Rede Limpa foi lançada em janeiro deste ano, como uma parceria inédita entre Prefeitura e Casal. Na primeira etapa das ações, o foco foi coibir intervenções nas redes de drenagem e de esgotamento sanitário, combatendo ligações clandestinas nas galerias que deságuam nas praias.

23 de abril de 2019 17:35