16 de maio de 2019 08:49

Presidente da Casal faz apresentação sobre “Gestão de Águas” em seminário

Evento do Sebrae debate inovações para exploração de recursos hídricos no semiárido

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) teve participação expressiva no Seminário de Inovação no Semiárido: A Experiência de Israel, promovido pelo Sebrae-AL, nessa quarta-feira (15). É que o engenheiro civil Clécio Falcão, presidente da Empresa, proferiu palestra sobre “Gestão de Águas”. O evento teve lugar no auditório da Federação da Agricultura do Estado de Alagoas (FAEAL), no bairro de Jaraguá, em Maceió.

O seminário deu foco à aplicação, no semiárido nordestino, da “Experiência de Israel”, nação mais avançada do mundo no tocante à irrigação agrícola. Quem abordou o tema foi o diretor da empresa nacional MEKOROT, Diego Berger — essa Companhia é responsável pelo abastecimento do Estado Judeu. “Ambas as regiões (Israel e semiárido) sofrem com a escassez de recursos na forma de rios e canais perenes. A aplicação de tecnologia, contudo, já permite a Israel irrigar a totalidade de suas terras cultivadas” — destacou.

Já o presidente da Casal contextualizou as informações do gestor Israelense à realidade de Alagoas, apontando que iniciativas implantadas no exterior seriam bem-vindas ao Estado e quais delas seriam inviáveis em razão de diferenças na disponibilidade de recursos hídricos. Entre as tecnologias do Estado Judeu, a Casal declarou interesse em aderir a investimentos para dessalinizar água salobra no semiárido alagoano e, a longo prazo, implantar estações de processamento de águas servidas para sua reutilização.

Os gestores já haviam se encontrado, nessa terça-feira (14), na Sede da Casal, para trocar experiências na área do saneamento básico e debater possíveis parcerias entre as empresas alagoana e israelense.

De acordo com o presidente Clécio Falcão é sempre bom participar de seminários como esse, pois, temos a oportunidade de debater questões importantes sobre saneamento básico. “Falar do exemplo de Israel chama atenção da população para a importância da água, que é um recurso limitado, sem esquecer o fato de que o tratamento do líquido e sua distribuição precisam ser faturados. Torcemos, portanto, para que a população abrace a Casal, seus serviços e também cobre por resultados”, salientou.

Falcão disse ainda, que a atual gestão da Casal tem se preocupado muito com o desperdício, reconhecendo que a água é um recurso limitado. Tanto que a companhia reduziu de 56% para 43% o total de perdas, nos últimos quatro anos.

 

16 de maio de 2019 08:49